Saúde

Escritório da Qualidade da Santa Casa de Itabuna completa 01 ano

Escritório foi criado para unificar as ações da acreditação hospitalar da instituição
Karina Lins , Itabuna | 19/06/2019 às 17:20
Escritório da Qualidade da Santa Casa de Itabuna completa 01 ano em plena atividade
Foto: divulgação
No dia 12 de junho de 2018 foi inaugurado o Escritório Integrado da Qualidade e Segurança do Paciente na Santa Casa. Criado para unificar as ações da acreditação hospitalar da instituição, é o setor que assessora os outros setores, orientando-os sobre a implantação da metodologia do sistema de gestão de qualidade. A metodologia que está sendo implantada é a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Composto por uma equipe de profissionais altamente qualificados, como a jornalista e coordenadora do Escritório de Qualidade, Jackelinne Simões; as enfermeiras da Qualidade e Segurança do Paciente, Juliana Braga Nunes, Adriana Jovita e Nathalia Trindade e o administrador Danilo Itaparica, o escritório integrado de qualidade e segurança do paciente teve como possui entre as atividades, a implantação do sistema de gestão de qualidade, criação junto aos setores os mapeamentos de processos, mapeamento de riscos, sistema de gestão de documentos e gestão de ocorrências. “As notificações, eram feitas apenas pela enfermagem, agora são feitas por 100% dos colaboradores, setor administrativo e enfermagem”,destacou Danilo itaparica.
Em um ano de atuação, foi implantado parte do sistema de gestão de qualidade e atualmente, o escritório está desenvolvendo e analisando todas as partes do sistema, redesenhando setores, aplicando treinamentos e melhorias no setor, visando a busca da melhoria contínua dentro do âmbito hospitalar.
Gincana do Escritório da Qualidade movimentou os setores do Hospital Calixto Midlej Filho e a Administração da Santa Casa.
Na tarde de ontem (18), foi encerrada a 1ª Gincana da Qualidade, promovida pelo escritório de qualidade da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O objetivo foi promover a interação entre os colabores de diversos setores e trabalhar com conceitos de qualidade e segurança do paciente.
  Durante quatro meses, as equipes, formadas por lideres dos setores e coordenadores das áreas, trabalharam atividades voltadas para o processo de acreditação da instituição, onde foram desenvolvidas tarefas mensais, executadas pelas equipes e pontuadas, de acordo ao cumprimento de cada uma, por três jurados da instituição. “A gincana veio para tornar o processo de implantação do sistema de gestão de qualidade mais lúdico”, disse Danilo Itaparica, coordenador da gincana.
  As tarefas foram baseadas nas seguintes demandas delegadas aos setores: mapeamento de processos, mapeamento de riscos e lançamento de documentos no sistema MVGE, entre outras. A equipe vencedora foi a “No Limite”, composta pelos setores do CTI, UCI, CCIH, Direção Técnica e Hemodinâmica.
  O destaque da gincana foi a tarefa da escolha do nome do mascote, que movimentou as redes sociais com a participação do público. Durante seis dias, os nomes criados pelas equipes foram votados. O nome ‘Qualixtinho’ foi eleito com 308 votos.
  Ao final, as equipes assistiram ao vídeo de encerramento e confraternizaram com muita música e um pequeno Coffee-break.