Saúde

Nutricionistas do Hospital Aliança orientam sobre comidas típicas SJ

São João é tempo de exagerar só no forró e na alegria


Nutricionistas do Hospital Aliança orientam sobre as comidas típicas do São João
Da Redação , Salvador | 17/06/2019 às 09:47
É tempo de comilança
Foto: BJÁ

Amendoim, canjica, paçoca, mingau, bolos e milho. Ficou com água na boca só de ler? Pois é, o São João é uma festa típica que apresenta muitas comidas saborosas à população. São tantas as gostosuras que muita gente exagera na hora de comer todos os quitutes. Para se alimentar bem nessa época de São João, a equipe de Nutrição do Hospital Aliança sugeriu um prato ideal para o período.

Segundo explica a coordenadora de Nutrição do Hospital Aliança, Nely Rabelo, o prato indicado seria composto por alimentos  fontes de vitaminas e minerais (1 tangerina, 1 laranja e 1 copo de 200 ml de suco de jenipapo), proteína vegetal (um copo de 200 ml de amendoim cozido) e carboidratos (uma fatia de bolo de aipim ou carimã ou um copinho de canjica e ½ espiga de milho ou um saco de pipoca).

Apesar de muitos acharem que o milho e o amendoim cozido são os maiores vilões da alimentação junina, ambos são boas opções se consumidos moderadamente. “O milho possui um grande teor de fibras que auxilia na regulação do trânsito intestinal e controle do colesterol. Quanto ao amendoim, o importante é a forma de preparo. Deve-se ter atenção ao teor de sal na hora de assá-lo ou cozinhá-lo , que deve ser moderado”, alertou.


 

Forró


Para ajudar a queimar as calorias dos alimentos do São João e aliviar o estresse do dia-dia, nada melhor que um arrasta-pé no salão. Só com uma hora de dança, você pode queimar de 200 a 400 calorias, a depender do ritmo do casal e da música. É uma diversão que faz bem para o corpo e para alma, já que a dança é uma atividade essencialmente interacional, que facilita o diálogo e a expressão individual. Experimente.