Saúde

Hospital Roberto Santos realizará primeiro bypass para aneurisma da BA

O procedimento deverá ser feito pelo chefe do serviço de neurocirurgia da instituição
Ascom HGRS , Salvador | 20/03/2019 às 17:38

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, irá realizar, nesta sexta-feira (22), o primeiro bypass para aneurisma cerebral da rede estadual de saúde. Conhecido como ‘cirurgia de ponte’, o procedimento deverá ser feito pelo chefe do serviço de neurocirurgia da instituição, Leonardo Avellar, e pelo neurocirurgião Marcelo Magaldi, de Minas Gerais.

De acordo com Avellar, o bypass é uma cirurgia vascular de alta complexidade para – entre outros fins – casos em que o aneurisma é muito grande. “O procedimento permite que a equipe, temporariamente, isole o aneurisma da circulação e faz com que o fluxo sanguíneo passe por uma espécie de ponte, como se fosse uma ponte de safena. Naquele momento, temos, mais ou menos, 30 a 40 minutos para reconstruir o vaso afetado pelo aneurisma”, explica.

Na avaliação dele, o fato de nunca ter sido feito antes não impede a equipe de realizar, com sucesso, nenhum procedimento. “Se o Hospital Roberto Santos é centro de referência em neurocirurgia, precisamos nos esforçar para fazer tudo que diz respeito à neurocirurgia. A missão é desafiadora, mas temos que resolver, e com seriedade”, conclui Leonardo Avellar.

Diretor-geral do HGRS, o médico anestesista José Admirço Lima Filho, vê com bons olhos a possibilidade de realizar novas cirurgias na instituição. “Antes de assumir a gestão do Hospital Roberto Santos, eu já estava há mais de dez anos na coordenação do serviço de anestesiologia da unidade. Então, devido à proximidade com o centro cirúrgico, uma das minhas metas como diretor é aumentar o número de procedimentos e ampliar as possibilidades. Com a abertura do hospital dia, no ano passado, já conseguimos alcançar parte desse objetivo, mas queremos avançar, também, na alta complexidade”, destaca.