Saúde

Itabuna: Santa Casa promoverá ação no Dia Mundial do Rim

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é referência em serviços de diálise e transplante renal da nossa região
Karina Lins , Salvador | 13/03/2019 às 10:41
Itabuna: Santa Casa promoverá ação no Dia Mundial do Rim
Foto: clodoaldo Ribeiro

O setor de hemodiálise da Santa Casa promoverá na próxima quinta (14), Dia Mundial do Rim, uma ação interna no Hospital Calixto Midlej Filho para celebrar a data. O “Bloquinho dos Rins“ fará a panfletagem de setor em setor levando informações e conscientizando os colaboradores sobre os cuidados com a saúde dos rins. Em seguida, passará pelo Posto de Saúde Ubiratan Moreira, na Vila de Itamaracá. Na parte datarde, será a vez da Caminhada Renal, marcada para as 15h com saída do Jardim do Ò. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é referência em serviços de diálise e transplante renal da nossa região.


Mais informações da SBN


A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) organizadora do Dia Mundial do Rim lançou o tem da campanha para 2019 “Saúde dos Rins Para Todos”, na qual convoca todos os profissionais da saúde para atuarem juntos no que concerne a essas diretrizes mundiais, divulgando tais medidas e promovendo campanhas informativas para a população e os governantes locais.

De acordo com a SBN, estima-se que haja atualmente no mundo, 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

A Injúria Renal Aguda (IRA), um importante fator de risco para DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. Estima-se que cerca de 1,7mi morram anualmente por causa da IRA no mundo.

É importante considerar que a DRC e a IRA são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo. Em crianças, a DRC e a IRA também implicam em uma morbidade e mortalidade significativas.