Saúde

Hospital da Mulher realiza 350 mil atendimentos em dois anos

19 mil cirurgias já foram realizadas desde janeiro de 2017
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 08/03/2019 às 09:16
Hospital da Mulher
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Referência para moradoras da capital e do interior, o Hospital da Mulher (HM) terá uma programação especial nesta sexta-feira (8). No Dia Internacional da Mulher, pacientes do Ambulatório 1 participam de uma roda de conversa com os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira. A comandante da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), major Denice Santiago, também integra a ação.

Desde janeiro de 2017, quando foi inaugurado, até fevereiro deste ano, o hospital contabilizou 350 mil atendimentos, sendo 19 mil cirurgias. "O HM é considerado o maior hospital dedicado a patologias do trato genital feminino do Brasil. Embora esteja localizado em Salvador, tem 62% das pacientes vindas do interior. O hospital deu vazão a essa demanda reprimida e vem resolvendo verdadeiramente o problema das pacientes e melhorando a qualidade de vida delas", afirma a médica ginecologista Jamile Martins. 

O HM oferece internamento hospitalar nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, hospital-dia, internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial, procedimentos de diagnose e terapias e demais serviços de apoio assistencial. São 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, dez para UTI e 29 do hospital dia. Em novembro de 2018, a unidade também passou a disponibilizar o serviço de Oncologia Clínica, que inclui 20 poltronas para infusão de quimioterápicos, com capacidade para atender até 60 mulheres por dia. 

Uma das pacientes é a secretária Mônica Silva, que, em razão de uma forte hemorragia, acreditava ter um mioma. Mas, "após a primeira cirurgia no Hospital da Mulher, a biópsia no útero retirado confirmou que se tratava de câncer em fase inicial. Eu fiz um segundo procedimento para remover outros órgãos do sistema reprodutor. Agora estou na quarta, de seis sessões de quimioterapia agendadas, e posso dizer que esse hospital é maravilhoso. Os profissionais são incríveis e prestam um atendimento super humanizado".

O Hospital da Mulher oferece assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, atendimento específico na área de reprodução humana, além de atender situações relacionadas à violência sexual. Com mais de 600 funcionários, o equipamento é administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

 

Atendimento

 

Como todos os procedimentos são agendados a partir do sistema Lista Única, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde no município em que residem para serem referenciadas aos serviços do HM. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0800 071 4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h. O Hospital da Mulher fica localizado na Rua Barão de Cotegipe, número 1153, Largo de Roma, em Salvador.