Saúde

Hospital baiano recebe recertificação de excelência em gestão de saúde

O Hospital Santa Izabel foi recertificado com a ONA 3 e o Selo Diamante no Serviço de Hemodinâmica, ambos representam o grau máximo de qualidade
Comunicativa BA , Salvador | 16/01/2019 às 15:53
Hospital Santa Izabel
Foto: Agência Bapress

O Hospital Santa Izabel (HSI), mantido pela Santa Casa da Bahia em Salvador, iniciou 2019 com muitos motivos para comemorar. O hospital acaba de ser recertificado em duas acreditações que atestam o padrão de qualidade verificado na gestão em saúde.

Certificado com o grau máximo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2015, o HSI passou por um novo processo de avaliação que lhe conferiu a recertificação ONA 3. Isso demonstra que a instituição continua apresentando padrões de segurança e qualidade no atendimento ao paciente, comprometimento e responsabilidade com a assistência segura.

Os mesmos atributos foram reconhecidos pela Distinção em Hemodinâmica que garantiu a recertificação do Selo Diamante, inicialmente alcançado pelo hospital em 2016 e considerado o nível máximo de qualidade. Conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), em parceria com o IQG – Health Services Accreditation, o selo atesta o compromisso do HSI com a manutenção da excelência na gestão da assistência ao paciente.

Tanto a recertificação ONA 3 quanto a do Serviço de Hemodinâmica com o Selo Diamante reconhecem também a tomada de decisões estratégicas e o trabalho realizado em prol da melhoria de desempenho dos processos, maior eficiência, redução de riscos, aprimoramento da comunicação, da experiência do paciente e engajamento dos colaboradores.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, comemora as conquistas. “Estamos muito orgulhosos. Ambas as recertificações reconhecem e valorizam o nosso compromisso na prestação de serviços qualificados e seguros, fruto de uma gestão eficiente em saúde e de um trabalho dedicado e focado no bem-estar daqueles que procuram os serviços do hospital”, declara.


Sobre o Hospital Santa Izabel

 

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.