Saúde

Congresso discute impactos de movimentos contrários à vacinação

Palestra da médica Regina Succi (SP) antecede a solenidade de abertura do 20º Infectoped
Imprensa Pediatria , Salvador | 14/11/2018 às 16:38
Cursos Pré-Cogresso
Foto: Paulo Moura/Torch

 

Nesta quinta-feira (15), especialistas nacionais e internacionais traçarão um panorama sobre os impactos que os movimentos contrários à vacinação causam na saúde pública, durante primeiro dia de palestras do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Infectoped), que acontece até sábado (17) no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. 

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape).

A conferência “Anti-vacinas e Impacto na Saúde Pública” será conduzida pela médica Regina Succi (SP), às 8h, e antecede a solenidade de abertura do evento, às 10h30, com presença da presidente da SBP, Luciana Silva, da presidente da Sobape, Dolores Fernandez, e da presidente do congresso, a infectologista pediatra Lêda Lúcia Ferreira.

“A programação foi elaborada com cuidado e atenção a fim de levar aos participantes os últimos avanços sobre os conhecimentos nesta área”, destaca a presidente da SBP, Luciana Silva.

A presidente da Sobape, Dolores Fernandez, acompanhou as aulas na turma do “Workshop Metodologia Científica” e elogiou “o alto nível dos conteúdos apresentados”.

“Nossa expectativa nesse congresso é trazer à nossa realidade a tona do conhecimento. A programação com o olhar mais dedicado às mazelas e doenças impactantes da nossa rotina acabaram estimulando a participação de mais profissionais e estudantes”, registra a infectologista Lêda Lúcia Ferreira, ao comentar o número parcial de 1.100 congressistas inscritos nesta quarta (14).

OUTROS TEMAS: Até sábado (17), também serão abordadas questões relacionadas a sífilis congênita, HIV/Aids, sarampo, tuberculose, riscos de contaminação de imigrantes, além de arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Na quarta-feira (14), cursos pré-congresso iniciaram as atividades com aulas sobre “Princípios Básicos em Imunização”, “Calendário SBP e PNI: Diferenças” e “Vacinação na gestação e puerpério: Proteção além do aleitamento”, esta última com condução da pediatra baiana Normeide Pedreira.

 

Foram debatidos ainda a “Atualização em vacinas HPV”, ”Febre amarela: Situação atual” e “O risco de não se vacinar: Mito ou realidade? Sarampo e poliomielite: Desafios em coberturas vacinais”.