Saúde

Lauro de Freitas: Começa Mutirão de Cirurgias atenderá 508 pacientes

Mutirão acontece no Hospital Jorge Novis
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 08/11/2018 às 20:05
Primeiro dia de cirurgias
Foto: Edgard Copque

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis, na Itinga, realizou nesta quinta-feira (8) os primeiros procedimentos do Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas. Com a equipe médica do Governo do Estado atuando na estrutura do hospital municipal, vinte dos 508 pacientes que passaram pela fase de triagem foram operados.

A prefeita Moema Gramacho, que acompanhou o início das cirurgias no HMJN, agradeceu a parceria do Governo do Estado para esse segundo ano do Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas. “É muito gratificante ver as pessoas que estão sendo beneficiadas pelo mutirão satisfeitas com o serviço que estamos prestando. É uma honra ver a equipe do hospital capacitada e buscando realizar um atendimento humanizado, como nosso povo merece”.

A gestora lembrou ainda do veículo “Tou voltando” que a Prefeitura disponibiliza para que os pacientes de Lauro de Freitas tenham conforto garantido na volta para casa, após a alta hospitalar. Em 2017, o Mutirão de Cirurgias realizou, no Jorge Novis, 1040 procedimentos, um recorde no Estado. Mesmo com a intensa demanda do Mutirão, as consultas e exames marcados para o hospital não sofrerão alteração.

Enquanto se preparava para entrar no centro cirúrgico, dona Valdivia Conceição revelou gratidão com o tratamento recebido no hospital.  “Desde que entrei até agora estou sendo tratada igual uma rainha. Quando eu for embora estarei melhor ainda depois de tirar essa vesícula que tá me dando tanto trabalho”.

A moradora do Conjunto Habitacional Dona Lindu, na Itinga, foi operada através da laparoscopia (por vídeo), técnica que utiliza uma pequena câmera introduzida no abdome por uma incisão para realizar a cirurgia com menor manipulação e menos cortes e dor, com recuperação mais rápida, e cicatriz mínima. Além da cirurgia de vesícula, os procedimentos de histerectomia e hérnias também serão realizados no HMJN.

Para a moradora de Camaçari, Tatiane de Jesus, a sensação após a retirada da hérnia era de alívio. “Eu sou medrosa, fiquei tensa na hora da cirurgia, mas só em saber que estou cuidando da minha saúde e não vou mais sentir dor já compensa”. O mutirão atende os moradores de Lauro de Freitas e de municípios da Região Metropolitana de Salvador.

Além dos procedimentos realizados pelo Hospital Jorge Novis, o Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas encaminhou 200 pacientes para retirada de tireoide e cadastrou crianças para amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia), procedimentos que serão feitos em unidades da rede estadual.