Saúde

Cirurgias do Mutirão de Lauro de Freitas começam nesta quinta-feira

Multirão acontece no Hospital Jorge Novis
Imprensa Lauro , Salvador | 08/11/2018 às 05:41
Mutirão de Lauro de Freitas
Foto: div

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis dará início às cirurgias eletivas do Mutirão de Lauro de Freitas nesta quinta-feira (8). Serão 508 procedimentos entre as especialidades de vesícula, hérnias e histerectomia. No hospital, que conta com uma estrutura de 20 leitos de enfermaria, duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um laboratório de análises clínicas, estão previstas a realização de 20 cirurgias por dia.

Além dos procedimentos que serão realizados no HMJN, durante a triagem do Mutirão 200 pessoas foram cadastradas para cirurgia de tireoide. Elas aguardam o resultado da punção do nódulo para saber se necessitam da cirurgia que será realizada na rede estadual. Houve também o cadastro de crianças, de 4 a 13 anos, para cirurgias de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Para essa etapa do Mutirão, que acontece pela segunda vez no município, o HMJN passou por uma revisão dos equipamentos médicos hospitalares e realizou uma nova capacitação com os servidores que estarão diretamente ligados às atividades do Mutirão. As equipes médicas e os insumos necessários para as cirurgias são fornecidos pelo Governo do Estado. A gestão municipal é responsável por oferecer a estrutura.  O diferencial do mutirão em Lauro de Freitas é que a Prefeitura disponibiliza um veículo, batizado de “Tou Voltando”, para levar os moradores da cidade para casa após alta médica.

Os pacientes que participam do Mutirão, além de fazer a cirurgia, recebem os medicamentos necessários para recuperação e tem acompanhamento garantido pela unidade no pós-operatório. Em 2017 o município de Lauro de Freitas realizou 1040 cirurgias, superando a marca de todos os municípios que sediaram a iniciativa.

Para ser beneficiado pelo Mutirão os moradores de Lauro de Freitas e da Região Metropolitana passaram pela triagem que aconteceu entre os dias 29/10 e 01/11, no estacionamento do Restaurante Popular. Neste período, além de verificar se o cidadão estava apto para fazer o procedimento pretendido, foram revisados os exames solicitados e o paciente fez os exames de Raio X e ultrassonografia. Em quatro dias foram mais de 900 atendimentos.