Saúde

Lauro de Freitas realiza primeiras cirurgias retirada nódulos mamários

Lauro de Freitas realiza primeiras cirurgias de retirada de nódulos mamários na rede municipal

Da Redação , Salvador | 31/08/2018 às 17:07
Elisa Daltro
Foto: PMLF

A Prefeitura de Lauro de Freitas incorporou mais uma prestação de serviço à saúde na rede municipal. Na última quarta-feira (29), quatro mulheres realizaram procedimentos de setorectomia (intervenção cirúrgica para remoção de nódulos mamários) no Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN). Estas foram as primeiras cirurgias realizadas no município pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas outros cinco municípios, incluindo a capital, realizam esse procedimento em rede própria na Bahia.

Elisa Daltro, diretora administrativa do Jorge Novis, analisa a ampliação dos serviços. “As mulheres não encontravam essa prestação de serviço aqui no município. Era preciso recorrer a rede de saúde do Estado na capital e passar por uma longa fila de espera. Agora passamos a oferecer o atendimento aqui no Jorge Novis. O serviço se adequa ao foco resolutivo do hospital dia, de assegurar ao paciente nos casos de baixa e média complexidade, que a sua necessidade seja atendida com satisfação no próprio hospital”.

O mastologista e cirurgião, Marques Vinicius Gomes, que também atende a consultas na Policlínica Municipal Professor Carlos Bastos, na Vila Praiana, explica que a setorectomia é uma cirurgia de pequeno porte. “O ato cirúrgico é simples e de rápida recuperação. Após a paciente receber anestesia local e sedativo, fazemos a retirada dos nódulos. A cirurgia dura em média 40 minutos. A paciente tem alta no mesmo dia e retorna cinco dias após o operatório para avaliação e troca do primeiro curativo”.

Uma das quatro pacientes atendidas por Marques no HMJN, Tainá Conceição, 20, conta que aos 12 anos constatou a presença de nódulos na mama. “Há quase dois anos busco atendimento em hospitais de Salvador. Cheguei a realizar biópsia em um deles, mas nunca consegui de fato marcar a cirurgia. Foi aí que eu passei pela Regulação aqui em Lauro de Freitas e fiquei sabendo que era possível fazer a cirurgia. Fiz a consulta no posto, de lá me encaminharam para os exames pré-operatórios e logo me ligaram do Jorge Novis para fazer a cirurgia”, relatou.

Luana Santos, 34, moradora de Vida Nova, também realizou a retirada de nódulos e disse estar satisfeita com o atendimento no HMJN. “Foi excelente. Fui informada na Regulação sobre esse novo atendimento aqui em Lauro de Freitas, lá eu falei do meu problema e eles me orientaram e ainda tive carro do hospital pra voltar pra casa”, contou Luana. O “Tou Voltando” é uma ambulância disponibilizada pelo Jorge Novis para levar os pacientes em casa após procedimento cirúrgico.

Serviços da Saúde

A Central de Regulação de Lauro de Freitas encaminha atendimentos preventivos à saúde da mulher por meio de consultas com mastologistas, ultrassonografia, mamografia e punção. Para marcar os serviços, a requerente deve levar solicitação médica e cartão SUS na Regulação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.