quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Saúde

Nova UTI cardiovascular amplia capacidade de atendimento do HRS

Secretaria da Educação do Estado abre mais de 9 mil vagas para cursos técnic
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/07/2018 às 10:02
HRS
Foto: Manu Dias
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A oferta do serviço público de saúde foi ampliada na capital baiana nesta quinta-feira (5). O Governo do Estado inaugurou a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que conta com 30 novos leitos instalados em uma área de mais de 300 metros quadrados. Os leitos são equipados com câmeras de monitoramento, interligadas à central de enfermagem da unidade.

2. A nova UTI recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão, distribuídos entre obras físicas e equipamentos. No local, foram realizados serviços como revisão do telhado, instalações elétricas e sanitárias, além de dutos de ar condicionado e rede de gases. 

3. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, esta é a primeira UTI cardiovascular da Bahia. “Esse é um grande avanço para o SUS no estado. A unidade é dedicada exclusivamente a pacientes cardiológicos e portadores de problemas vasculares periféricos, como entupimento de artérias das pernas, aneurismas da aorta e das carótidas. Isso permitirá o tratamento mais rápido de pacientes com infarto, com mais agilidade e menor mortalidade e número de sequelas”, explicou o secretário. 

4. Durante a entrega da unidade, o governador Rui Costa revelou que, nos últimos anos, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 60 milhões no HGRS. “Todo esse investimento do Estado teve como objetivo garantir mais condições técnicas e de infraestrutura, para que mais procedimentos, com maior complexidade, possam ser realizados no Hospital Roberto Santos”, explicou. 

5. O HGRS foi inaugurado há 39 anos e hoje é o maior hospital público da Bahia com cerca de 700 leitos e sete mil funcionários. A unidade oferece atendimento para casos de alta complexidade, sendo considerada um centro de referência em neurologia. 

6. Segundo o diretor geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, o hospital vem passando por uma mudança no perfil de atendimento nos últimos dois anos, e a nova UTI ajuda a acelerar o atendimento da população. “Os pacientes vão ficar menos tempo internados e vão ter o atendimento adequado justamente no período que mais precisam, que é o leito de terapia intensiva. É uma ação que nos ajuda a obter resultados ainda mais positivos e alcança quem mais precisa dos serviços de saúde em nosso estado”, destacou.

                                         *****
7. A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até 15 de julho, para 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, na rede estadual de ensino. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas no endereço http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br, para 42 cursos, em 82 municípios. Pode participar do processo quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista. Os cursos têm duração de dois a três semestres e são gratuitos.

8. “Chegamos ao segundo semestre dando continuidade à política de fortalecer os cursos técnicos de nível médio oferecidos pela rede estadual. Com estas novas vagas, vamos oportunizar mais uma vez que estudantes tenham uma formação para ingressar no mundo do trabalho em no máximo 18 meses, qualificando a mão de obra em todo o Estado da Bahia”, afirma o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

9. Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo. A relação de todos os cursos ofertados está disponível na portaria em anexo.

10. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. 

11. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

12. A divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de julho. A matrícula dos selecionados será entre os dias 19 e 23 de julho na unidade escolar para qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 30 de julho.