Saúde

Hospital Roberto Santos inaugura espaço multirreligioso

Localizado no térreo do edifício principal, o espaço multirreligioso do Hospital Geral Roberto Santos funciona de segunda a domingo, 24h por dia.
Da Redação ,  Salvador | 04/07/2018 às 12:22
HGRS
Foto:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) conta, agora, com um espaço multirreligioso próprio. Em consonância com a Portaria 880/2014 - que assegura a assistência religiosa em hospitais -, o local foi concebido pela equipe da arquiteta Kátia Ornellas, diretora executiva da instituição, por meio de doação da família do diretor-geral, José Admirço Lima Filho.

"Estávamos, meu irmão caçula e eu, pensando no que poderia fazer a diferença na vida dos pacientes. Como anestesiologistas, somos nós que trabalhamos para separar o corpo da alma. Temos plena convicção de que o que dói é a alma, o corpo não dói pois temos todas as medicações. Então, resolvemos agir a partir da consciência da nossa brevidade, do valor de se viver em comunidade, da importância da liberdade religiosa e da conexão através do amor, gratidão, amizade e reconhecimento", destacou o gestor, que atua no serviço de anestesiologia do HGRS há mais de uma década.

Um dos responsáveis pela elaboração da Portaria 880/2014, o padre José Jorge Brito de Souza - coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Salvador - foi quem conduziu a primeira cerimônia do espaço multirreligioso do HGRS. De acordo com ele, a construção do centro que concretiza o ecumenismo na unidade é um pleito antigo dos líderes espirituais.

"Estamos começando uma nova etapa e tinha que ser no Hospital Roberto Santos, um hospital grandioso, que atende a quase todas as especialidades na Bahia. Sabemos o quanto a comunidade necessitava de um espaço assim. Esperamos que seja exemplo para os demais hospitais do estado", afirmou padre Jorge.

 
Localizado no térreo do edifício principal, o espaço multirreligioso do Hospital Geral Roberto Santos funciona de segunda a domingo, 24h por dia.