Saúde

Hospital São Rafael convoca doadores de sangue para minimizar déficit

O motivo principal para a diminuição do número de doações são as viagens. As pessoas se planejam para passar o recesso junino com os familiares, geralmente no interior, o que faz com que o estoque diminua
Lume , Salvador | 21/06/2018 às 11:17
HSR
Foto:


Junho é época de viagens, festas e muita animação, mas também pode ser um período difícil para quem precisa de transfusão de sangue e plaquetas. Segundo a médica hematologista do Hospital São Rafael (HSR), Cecília Luz, esta é a segunda festa do ano com maior defasagem em números de voluntários para doação, perdendo apenas para o Carnaval. “Em média, o banco de sangue do HSR recebe cerca de 20 voluntários fixos para atender a demanda normal. Mas, neste período, é preciso que esse número aumente em 10%, para que não ocorra a baixa do estoque”, afirma.  

O motivo principal para a diminuição do número de doações são as viagens. As pessoas se planejam para passar o recesso junino com os familiares, geralmente no interior, o que faz com que o estoque diminua. Com o aumento das viagens, também pode aumentar o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, o crescimento de pacientes com necessidade de receber transfusões. Além disso, a médica destaca que, recentemente, no HSR, “o tipo sanguíneo ‘O Negativo’ estava em situação crítica.

Viroses, dengue e chikungunya, muito comuns nessa época, também estão deixando alguns voluntários afastados dos bancos de sangue. “Pessoas que estiverem com esse perfil só podem voltar a doar sangue 30 dias após a melhora dos sintomas”, explica a supervisora do banco de sangue, Kátia Venas. Dentre as ações realizadas pelo Hospital para estimular as doações, estão o envio de cartas-convites para captação de doadores, além de mobilização interna para promover um trabalho de sensibilização sobre a importância da doação de sangue e plaquetas junto aos colaboradores.

Mais informações sobre os critérios para doações podem ser conferidas no próprio site do HSR: http://www.portalhsr.com.br/banco-de-sangue/.