Saúde

Estação “Sou + Planserv” incentiva servidores a cuidarem da saúde

Com informações da Planserv
Da Redação ,  Salvador | 14/06/2018 às 18:08
Orientação de saúde
Foto:

Orientações em saúde, medição de pressão arterial e glicemia, bioimpedância, degustação de alimentos saudáveis, aplicação de testes validados e distribuição de materiais ligados à prevenção, tais como preservativos e folhetos educativos, foram alguns dos serviços ofertados por uma equipe multiprofissional do Planserv na Estação “Sou + Saúde”, instalada ontem (13) na sede da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). A ação, que beneficiou tanto servidores públicos deste órgão quanto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que funciona no mesmo prédio no Centro Administrativo da Bahia (CAB), deu tão certo que se repetirá na próxima segunda-feira (18), no mesmo espaço, das 8 às 16 horas.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze, o objetivo da Estação “Sou + Planserv”, que está em sua quinta edição, foi alcançado no evento. “Conseguimos estimular o cuidado com a saúde, alertar sobre a importância da alimentação saudável para prevenção de doenças e incentivar as boas práticas relacionadas à promoção da saúde”, resumiu.

A servidora da Saeb, Adriana Jesus de Sousa, confirma o resultado positivo da ação. “Fiquei mais tranquila ao saber que minha pressão e meu açúcar estão controlados. O fato do Planserv vir até meu local de trabalho e me mostrar isso me incentivou a continuar cuidando da minha saúde”, declarou.

Outro servidor da Secretaria da Administração, Tássio Santos Silva, também aprovou a ação. Embora ainda não seja beneficiário do Planserv, ele aproveitou a “Estação Sou + Planserv” para saber como está sua saúde. “Fiquei surpreso ao ouvir a nutricionista me dizer que minha idade biológica está significativamente maior do que minha verdadeira idade, devido a uma desproporção entre o índice de gordura e de massa magra em meu corpo. A partir das orientações que recebi, tomei duas decisões importantes: vou entrar na academia e me tornarei, a partir de julho, beneficiário do Planserv. Preciso cuidar mais da minha saúde”, afirmou.

Para a estagiária da Saeb, Caena Alencar, beneficiária agregada ao Planserv por meio de sua avó, servidora aposentada e titular do plano, o que mais chamou a atenção na Estação foram as informações recebidas sobre o elevado teor de sódio presente em muitos alimentos industrializados. “O máximo que uma pessoa deve consumir de sódio por dia são duas mil miligramas. Em um único macarrão instantâneo há mais de 1600 miligramas de sódio. O risco de hipertensão e outras complicações para quem exagera no consumo de produtos industrializados é bem maior. Quanto mais natural for a alimentação, melhor”, pontuou a nutricionista Beatriz de Azevedo, que além de orientar os servidores sobre essa e outras questões, distribuiu amostras de sal de ervas, com reduzido teor de sódio, durante a ação.

Na Estação “Planserv”, além de receberem orientações e serviços, os servidores preencheram fichas de avaliação da saúde, a fim de ajudar o plano a mapear o quadro clínico, monitorar riscos e entender os cuidados efetivos necessários para gerar qualidade de vida e bem estar aos beneficiários do plano. Alguns deles aproveitaram a presença da equipe para esclarecer dúvidas e solicitar informações gerais sobre o Planserv, além de registrar sugestões, elogios e queixas.

“Aproveitamos a ação, também, para estimular os frequentadores da ‘Estação Sou + Planserv’ a baixarem o nosso aplicativo, onde os beneficiários podem ter acesso a dicas de saúde, a serviços diversos e a um teste de avaliação de hábitos de vida e estado de saúde”, destacou Maria Beatriz. O app pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.