Saúde

Presidente CUT reage a tentativa Sesab de privatizar Assistência SUS

Presidente da CUT reage a tentativa da Sesab de privatizar o serviço de Assistência Domiciliar do SUS

Thais Tosta/CUT , Salvador | 18/04/2018 às 19:46
PROTESTO DA CUT
Foto:


Mais um processo de privatização segue em curso no estado. Desta vez, a ofensiva é contra 204 trabalhadores da Assistência Domiciliar do SUS, que foram surpreendidos com a noticia de que a saúde também será privatizada.

Antes, o serviço era operacionalizado pela Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF) agora,  a proposta da Sesab é que seja realizado pelo Home Care privado.

Ao tomar conhecimento da pauta na manhã de ontem (17.04), através da Fundação Estatal de Saúde da Família ( FESF), - que representa os profissionais demitidos-, o  presidente da CUT, Cedro Silva,  entrou imediatamente com o pedido de impugnação administrativa contra o Estado

. "Estamos entrando com um pedido de impugnação do Edital de Credenciamento de Empresas de Home Care da SESAB, pois entendemos que se trata de mais um processo de privatização na saúde. Os trabalhadores da FESF, uma instituição pública do SUS, têm todos os direitos trabalhistas garantidos. Já os empregados das empresas privadas recebem por procedimento, muitas vezes são contratados por meio das falsas cooperativas. A CUT está vigilante e vai, sempre, combater todo e qualquer movimento que for feito no sentido de privatizar a saúde e precarizar as relações de trabalho", enfatizou o presidente estadual.


O governo tem 1 dia para julgar o pedido de impugnação encaminhado pela central.