Saúde

LAURO: Hospital Jorge Novis marca dia prevenção ao câncer de próstata

Pacientes assistiram video sobre o PSA
MC , Salvador | 18/11/2017 às 12:22
Prefeita Moema participou do evento
Foto:
   
 
Uma programação especial marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata no  Hospital Municipal Jorge Novis, na sexta-feira (17). Os pacientes tiveram à disposição serviços de massagem, atividade física, corte de cabeço e participaram de palestra sobre saúde bucal. Kits de higiene bucal foram sorteados para os pacientes. “Achei maravilha essa iniciativa do hospital. Além de fazemos a prevenção ainda tivemos um momento de informação”, destacou Jorge Oliveira.

Enquanto aguardavam pela consulta os pacientes assistiram a um vídeo com conteúdo explicativo sobre o PSA (antígeno prostático específico), exame utilizado para diagnóstico do câncer de próstata. O diretor médico do HMJN, Rogério Medrado, participou de um bate papo com os pacientes e chamou a atenção para a importância da quebra do preconceito com o exame de toque e da prevenção.

“O PSA nem sempre identifica um câncer. O exame de toque é o mais indicado na prevenção do câncer de próstata. Um homem com diagnóstico precoce tem 100% de chance de cura”. O médico ainda conclamou os pacientes que já fizeram o exame a incentivarem aqueles que estão ao seu redor. “Novembro é o mês de alerta, mas o cuidado deve ser constante. Eu mesmo já fiz meu exame no mês de maio. Vocês devem servir como agentes multiplicadores da importância da prevenção”.

A prefeita Moema Gramacho, que distribuiu laços azuis, símbolo da campanha do Novembro Azul, fez um pedido aos pacientes presentes na unidade. “Conversem com seus amigos e familiares para que realizem o exame. Estamos trabalhando para ofertar mais médicos e exames de todas as especialidades para nossa comunidade, mas temos que valorizar também as campanhas como esta que servem de alerta para a população”.

A campanha no Jorge Novis começou no último dia 13. Nesse período já foram realizados mais de 500 procedimentos entre consultas e exames. O secretário de Saúde Erasmo Moura reforçou a tese da prevenção como instrumento principal contra a doença. “O primeiro passo é a consulta, depois a quebra do preconceito para realização do exame. O câncer de próstata é o que mais ataca os homens; e dias como o de hoje servem para chamar atenção para o cuidado que devemos ter com nossa saúde”.

Até o final do mês de novembro o HMJN continuará realizando atendimento direcionado a prevenção do câncer de próstata. Em dezembro o atendimento normaliza e as consultas com urologistas serão realizadas às segundas e quartas-feiras com marcação pela Central de Regulação.