Saúde

Sobape e Iperba orientam sobre aleitamento materno em exposição

Parceria com o centro comercial no Itaigara integra a programação da 25ª Semana Mundial da Amamentação
Imprensa Pediatria , Salvador | 02/08/2017 às 19:20
Aleitamento Materno
Foto: Paulo Macedo
  A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) apoia e participa das ações de orientação e incentivo ao Aleitamento Materno que o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) realiza através de uma exposição, nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), das 9 às 19h, no centro comercial Tricenter, no Itaigara.
A mostra integra a programação da 25ª Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 1º a 7 de agosto ​e cujo tema é “Trabalhar juntos pelo bem comum”, além de fazer parte das atividades do Agosto Dourado. A partir deste ano, as ações de estímulo ao aleitamento materno se estenderão durante todo o mês.
O público que passa pelo espaço, especialmente grávidas e mães que estão com dificuldade na amamentação, recebe orientação de profissionais do Iperba sobre a forma adequada de amamentar e os benefícios do leite materno, considerado “alimento padrão ouro” para a boa formação da criança e para diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.
A presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, acompanhou na manhã desta quarta-feira (2) o início das atividades e comemorou a adesão popular à Semana da Amamentação. A expectativa é que mais de 200 pessoas visitem o estande da campanha durante os dois dias de exposição.
“É um momento de interlocução com a população para ​dar informaç​ões sobre o tema e tirar dúvidas, esclarecer mitos. Falamos sobre os ​dez passos para o sucesso do aleitamento e também estimulamos as empresas a terem salas de amamentação”, pontuou. No local também são coletadas doações de frascos de vidros com tampa plástica para armazenar leite materno no Banco de Leite Humano (BLH) do Iperba.
Dolores Fernandez destacou o apoio e responsabilidade social do grupo Tricenter, sob a presidência de Lila Pinheiro, ao firmar parceria com a Sobape e o Iperba e ceder o espaço para levar conscientização aos soteropolitanos sobre a importância da amamentação.
 
Banco de Leite Humano do Iperba (BLH)
 
O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar). A unidade precisa manter um estoque mensal de 140 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva neonatal. Atualmente, conta apenas com 60 litros.
Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite. Basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba: (71) 3116-5118.