Saúde

Beber moderadamente pode prevenir a diabetes, sugere estudo cientifico

A pesquisa, publicada no jornal Diabetologia, se baseou em dados de mais de 76 mil dinamarqueses coletados entre 2007 e 2008
NF , Salvador | 31/07/2017 às 18:20
Beba moderadamente
Foto:
Beber de três a quatro vezes por semana pode prevenir a diabetes. É o que sugere um novo estudo realizado por especialistas dinamarqueses. Eles concluíram que beber moderadamente com essa frequência reduziu em 32% o risco de diabetes em mulheres e de 27% em homens - em comparação àqueles que consomem álcool menos de uma vez por semana.

"Descobrimos que a frequência com que se bebe tem um efeito independente da quantidade de álcool consumido", comentou a professora Janne Tolstrup, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca, que conduziu a pesquisa.

"Notamos que o efeito é melhor quando se consome álcool em quatro porções do que em apenas uma", acrescenta.

A pesquisa, publicada no jornal Diabetologia, se baseou em dados de mais de 76 mil dinamarqueses coletados entre 2007 e 2008 pelo órgão público de saúde do país. Os participantes foram acompanhados em média por cinco anos. Além de responder a questionários sobre estilo de vida, foram coletadas amostras de sangue e outras informações sobre suas condições de saúde.

Após os cinco anos, um total de 859 homens e 887 mulheres desenvolveram diabetes. O estudo explica que não foi possível distinguir entre o diabetes tipo 1 e o 2, mas ressalta que a maioria dos indivíduos provavelmente desenvolveu a tipo 2 - que tem estreita relação com o estilo de vida, enquanto que a tipo 1 é influenciado especialmente pela genética e diagnosticado ainda na juventude.

As descobertas também sugerem que nem todos os tipos de álcool têm o mesmo efeito. O vinho se mostrou especialmente benéfico, e os pesquisadores escrevem que uma explicação possível é a presença de polifenóis na bebida (especialmente no tinto), substância que reduz o açúcar do sangue, segundo estudos anteriores.

No caso de cerveja, homens com consumo de um a seis unidades por semana reduziram o risco 21%. Não houve diferença, no entanto, para as mulheres.

Mas não corra para o primeiro bar para beber. Especialistas ressaltam que o impacto do consumo de álcool sobre o diabetes tipo 2 varia de pessoa para pessoa. Embora os resultados sejam interessantes, ela afirma que "não é recomendável que as pessoas enxerguem isso como um sinal verde para se beber mais".