Saúde

Apae lança cartilha s/ saúde bucal para pacientes c/ Doença Falciforme

Apae Salvador lança cartilha sobre saúde bucal para pacientes com Doença Falciforme
Da Redação , Salvador | 17/06/2017 às 10:31
Apae SSA
Foto: DIV
  aúde bucal para pacientes com Doença Falciforme          



A Apae Salvador lança no dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06) a cartilha “Era uma vez uma menina com Doença Falciforme e um sorriso lindo”, cujo objetivo é diminuir os agravos da doença e evitar infecções bucais. A Doença Falciforme pode ser identificada precocemente, por meio do Teste do Pezinho. Na Bahia o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Apae Salvador já diagnosticou 4.017 pacientes. O estado possui a maior incidência de casos em todo o país onde se registra 1 em cada 670 nascidos vivos, enquanto no restante do país ocorre 1 a cada mil nascimentos. O lançamento integra o #junholilas mês de mobilização do teste do pezinho.

Em Salvador a cada 455 crianças que nascem, uma é diagnosticada com a doença falciforme. No Recôncavo Baiano, a ocorrência acontece a cada 314 crianças que nascem. Atualmente, a Apae Salvador presta atendimento regular a 1.418 pacientes diagnosticados com algum tipo de hemoglobinopatia.

A cartilha é parte integrante do projeto de pesquisa “Práticas de saúde bucal, fatores psicossociais, nutricionais e gravidade da doença falciforme associados à condição de saúde bucal em crianças acompanhadas no Serviço de Referência em Triagem Neonatal”, desenvolvida com recursos do CNPq e Fapesb em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

De acordo com a idealizadora da cartilha e cirurgiã dentista do SRTN, Iara Teles Lipinski, as doenças bucais mais prevalentes (mais comuns) são a cárie dentária, gengivite e doença periodontal. São doenças infecciosas que representam risco de morbidade para quem tem a doença falciforme pois, como focos de infecção podem desencadear crises vaso oclusivas. “O objetivo desta cartilha é ensinar cuidados simples e eficazes, de forma lúdica e em linguagem coloquial, para os responsáveis de todos os niveis escolares e seus filhos, promovendo educação em saúde bucal”, explica.

As cartilhas serão encaminhadas para os Serviços Especializados em Atendimento às Pessoas com Doença Falciforme de todo o estado da Bahia, para que fiquem disponíveis para os pacientes e familiares atendidos nas unidades.
 
Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias:

Provocam alterações na hemoglobina. Exemplo: doença falciforme, que causa anemia, crise de dor, infartos teciduais, acidente vascular cerebral (AVC) e aumento de risco de infecções.
Prevalência no Brasil – 1 por 1.000 nascidos vivos
Casos atualmente existentes – cerca de 30.000 pacientes
Incidência na Bahia – 1 caso a cada 670 nascidos vivos