Saúde

CASA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO e combate a dengue

Mantida pela Santa Casa da Bahia, a Casa de Saúde Solange Fraga acolhe crianças e adolescentes de cidades do interior da Bahia em tratamento de câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel
Comunicativa , Salvador | 17/01/2017 às 13:56
Durante o Verão, os casos de doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti, como a dengue, zika vírus e chikungunya aumentam consideravelmente. Pensando nisso, a Casa de Saúde Solange Fraga, - que acolhe crianças e adolescentes em tratamento de câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel, - realizará na tarde do próximo dia 19 de janeiro, quinta-feira, uma campanha de prevenção e combate ao mosquito na vizinhança.
 
Cartas escritas e assinadas pelas crianças da Casa de Saúde serão distribuídas com o intuito de conscientizar a comunidade local, de maneira educativa e lúdica, sobre as medidas que devem ser adotadas para que o mosquito não se prolifere. A ideia da campanha é alertar os moradores do entorno da Rua Jogo do Carneiro, - situada no bairro da Saúde, - em relação às crianças que estão em tratamento, possuem imunidade baixa e, consequentemente, não podem e nem devem contrair enfermidades transmitidas pelo mosquito.
 
“Uma das questões mais delicadas relativas a essas crianças é justamente a baixa imunidade, por isso é necessário alertar e mobilizar a comunidade local sobre a importância de evitar o contato com o mosquito. Além disso, o bairro da Saúde conta com outras casas de acolhimento, - inclusive que cuidam de idosos, - por isso, ações no entorno direcionadas à prevenção e combate ao mosquito precisam ser realizadas com frequência”, explica Jamille Marcellos, supervisora da Casa de Saúde Solange Fraga.
 
Sobre a Casa de Saúde Solange Fraga:
 
Mantida pela Santa Casa da Bahia desde 2009, a Casa de Saúde Solange Fraga acolhe crianças e adolescentes de cidades do interior da Bahia e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que estão em tratamento oncológico e cardiológico no Hospital Santa Izabel. A unidade conta com 134 pacientes cadastrados e volume médio de 427 atendimentos por mês.
 
Com 40 leitos ativos - para o paciente e o acompanhante -, a unidade oferece medicamentos, seis refeições diárias, apoio psicossocial e acompanhamento escolar. Os beneficiados também contam com o serviço de pronto-atendimento do Hospital Santa Izabel em situações emergenciais.
 
A Casa de Saúde Solange Fraga dedica ainda atenção aos pacientes que residem em Salvador, fornecendo almoço, cesta básica, leite, fralda descartável e medicação, para os casos indicados pelo Serviço Social do Hospital Santa Izabel, após avaliação socioeconômica das famílias.