Saúde

Cirurgiões plásticos iniciam multirão de reconstrução mamária

Serão realizadas cerca de 50 cirurgias gratuitas em mulheres Carentes que passaram por uma mastectomia
Agência de Textos , Salvador | 24/10/2016 às 20:00
Cirurgiões plásticos iniciam multirão de reconstrução mamária em Salvador
Foto: Divulgação

Inicia nesta segunda-feira (24.10), o mutirão de cirurgias plásticas para reconstrução de mama de mulheres carentes que passaram por uma mastectomia (retirada do seio) em decorrência do câncer. A ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional Bahia (SBCP), vai atender cinquenta mulheres e vai até o próximo dia 29.10. Os mutirões realizados pelas sociedades médicas tem contribuído para minimizar o sofrimento de pacientes e para reduzir a fila dos que aguardam por procedimentos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Marinalva Santos Oliveira, 62 anos, há treze anos aguarda a oportunidade de conseguir fazer a reconstrução total da mama direita. “Estes anos todos venho buscando uma vaga para fazer a reconstrução da mama. No SUS é quase impossível e nos hospitais particulares existe muita dificuldade quanto às marcações. Estava assistindo o jornal, vi a oportunidade do mutirão, e garanti minha vaga. É uma situação triste para a mulher. Mas estou feliz porque acho que minha vida vai mudar muito, principalmente a questão da minha autoestima", disse Marinalva Oliveira.

De acordo com a presidente da SBCP - Bahia, Cristina Menezes, as cirurgias serão realizadas em vários hospitais da cidade e vão envolver cerca de quarenta cirurgiões plásticos. Cada cirurgia dura entre 1h30 a 3 horas, e envolve uma equipe de quatro profissionais. “Estamos dando a nossa contribuição através de uma ação solidária idealizada pela Fundação IDEAH, entidade que integra nossa sociedade e mobilizando parceiros como a Eurosilicone, que fará a doação das próteses, com o objetivo de restabelecer a qualidade de vida destas pacientes”, esclarece ela. As pacientes passaram por uma triagem, seguida de avaliação clínica.

Este mutirão também vai acontecer, neste período, em todo o país, promovido pelas sociedades regionais. Ao todo, estima-se que 842 mulheres passem pelas salas de cirurgia de cerca de 100 hospitais nos 16 estados participantes. Cerca de 1.500 médicos estarão envolvidos, entre cirurgiões plásticos e anestesiologistas, todos voluntários. São Paulo será o estado com mais cirurgias realizadas: 211 em 17 hospitais, sendo que 50 delas serão realizadas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o ICESP.

“A SBCP é uma instituição que atua com responsabilidade humanitária e está contribuindo para ampliar o acesso a essas cirurgias e melhorar a qualidade de vida das pacientes”, afirma o presidente da SBCP, Luciano Chaves. A primeira edição do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária aconteceu em 2012 e atendeu ao todo, 555 mulheres. Segundo o presidente, este ano repete-se o mutirão e o número de cirurgias aumentou graças à doação de 500 próteses de silicone pela empresa fabricante GC Aesthetics/Eurosilicone. “O grande facilitador para a realização desse mutirão foi a doação de 500 próteses mamárias. Em 2012, dependíamos da aquisição das próteses pelas secretarias de saúde de cada cidade/estado e isso foi bem complexo. Com essa doação possibilitou, inclusive, o aumento no número das cirurgias”, explicou.