Saúde

Como a fisioterapia melhora a qualidade de vida da pessoa deficiente

Segundo dados do Censo Demográfico 2010, mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência
Qualidade.com , Salvador | 22/09/2016 às 14:06

Segundo dados do Censo Demográfico 2010, mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência. O número representa 23,9% da população brasileira. A deficiência visual foi a que mais apareceu entre as respostas dos entrevistados e chegou a 35,7 milhões de pessoas. Pelo estudo, 18,8% dos entrevistados afirmaram ter dificuldade para enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio da Bahia, Thays Freitas, qualidade de vida é um conceito subjetivo, já que pode ter significados diferentes para diferentes pessoas. Estão aí envolvidos o acesso à saúde, à educação, ao transporte, trabalho decente, lazer, relações pessoais, dentre outros. “Porém, pode-se dizer que a fisioterapia trabalha com o objetivo de dar independência funcional ao paciente. Ser independente nas suas atividades de vida diária e, além disso, ter possibilidade de ter lazer e vida digna é o objetivo de toda pessoa com deficiência. O desejo do paciente é, muitas vezes, conseguir tomar um banho sozinho, ou se alimentar sem ajuda e é aí que a fisioterapia faz o seu papel”, diz.

O nível de melhora não pode ser definido. Isso vai depender do tipo de deficiência (física, intelectual, visual, múltiplas deficiências), da idade do paciente, da doença de base, da extensão da lesão, do tempo que levou para o socorro ser dado e da intensidade e estímulos dados na reabilitação. Para isso o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação minuciosa no paciente e, a partir daí, traçar os objetivos da reabilitação e escolher as técnicas adequadas para esses objetivos serem cumpridos

A fisioterapia pode ser feita em qualquer idade, não existem limites. O fisioterapeuta pode tratar desde o bebê prematuro, com estimulação precoce, até o idoso com Mal de Alzheimer. O ser humano tem uma coisa chamada de plasticidade cerebral, que a capacidade que o cérebro tem de se readaptar a novas situações e recuperar funções perdidas. E essa plasticidade existe até mesmo em pessoas com demências, como o Mal de Alzheimer.

Segundo a Thays Freitas, a diferença é que a plasticidade precisa ser estimulada. Se a fisioterapia não é feita, o cérebro não é estimulado. “Por exemplo, o bebê prematuro vai  adquirir seu desenvolvimento motor (sustentar o pescoço, sentar, ficar de pé e andar) e cognitivo mais rápido se ele fizer a fisioterapia. Da mesma forma, se a pessoa que teve um AVC não entrar em um programa de fisioterapia, pode ser que nunca mais recupere a função. Com isso, sua independência funcional fica comprometida e a qualidade de vida cai”, explica Thays.

Não tem como ser estimado o aumento de sobrevida de quem faz a fisioterapia. Na verdade, o objetivo da fisioterapia é melhorar a funcionalidade, dar independência ao paciente. Ainda que seja um paciente com uma doença terminal. Não adianta ter a vida prolongada se ela acontece em um leito e na dependência de um cuidador, se não se tem qualidade de vida.

A Estácio oferece atendimento gratuito para a comunidade na Clínica escola para várias áreas da fisioterapia (saúde da criança, mulher, homem, idoso, neurologia, ortopedia). Para isso o paciente ou acompanhante deve comparecer à clínica escola para que seja feita uma triagem e daí o paciente ser encaminhado para acompanhamento.

 

 

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa este ano 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 536 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e a evolução profissional dos nossos alunos e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado.  Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.