Saúde

Hepatites Virais podem ser evitadas com vacinação

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é lembrado em 28 de julho e chama atenção para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença
Adriana Lopes , Salvador | 22/07/2016 às 13:06

As hepatites virais são doenças infecto-contagiosas que afetam o fígado e por serem, inicialmente silenciosas, muitas vezes podem passar despercebidas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que elas são responsáveis pela morte de cerca de 1,4 milhão de pessoas por ano. O número alarmante pode ser atenuado através de duas medidas simples: a realização dos testes que detectam os três tipos da doença (A, B e C) e a vacinação.

Existem vários exames para diagnosticar e acompanhar as hepatites. A escolha do procedimento indicado em cada caso deve ser feita conforme avaliação médica. De acordo com o infectologista e responsável técnico pelo serviço de vacinas do Laboratório Sabin, Claudilson Bastos, a prevenção é sempre uma medida importante para evitar o problema. “Lavar bem as mãos após ir ao banheiro, antes de comer, lavar também os alimentos que serão consumidos crus são atitudes simples e que podem ajudar a evitar a doença”.

Já as hepatites B e C são transmitidas, principalmente, por meio do sangue e relação sexual, podendo apresentar sintomas um a seis meses após a infecção. “A recomendação, nesse caso, é usar preservativo durante as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e alicates de unha”, complementa o especialista.

Claudilson orienta, também, que outra forma importante de prevenir as hepatites dos tipos A e B é através da vacinação. “Nas crianças, a primeira dose da vacina de hepatite B é dada logo após o nascimento, sendo repetida aos 2 e 6 meses. A vacina para a hepatite A é aplicada quando a criança completa um ano e aos 18 meses”. Ainda segundo o infectologista, no caso dos adultos, devem-se tomar as três doses da vacina contra hepatite B e as duas de hepatite A ou tomar a vacina combinada de hepatite A e B.

Para mais informações sobre essas e outras vacinas, entre em contato com a Central de Atendimento do Laboratório Sabin através do telefone (71) 3261-1314.