Saúde

SALVADOR sedia Seminário em Insuficiência Cardíaca Avançada 11/5

Salão de Eventos da Churrascaria Fogo de Chão
Mara Santana , Salvador | 04/05/2016 às 11:05
O tratamento da Insuficiência Cardíaca Avançada que se tornou um problema de saúde pública no Brasil e no mundo com alta mortalidade e morbidade será o foco do 1º Seminário em Insuficiência Cardíaca Avançada da Bahia, que se realizará no próximo dia 11 de maio, no Salão de Eventos da Churrascaria Fogo de Chão, no Rio Vermelho, das 18 ás 23 h, e reunirá renomados médicos cardiologistas e cirurgiões cardíacos para debater a incorporação de novas tecnologias que tem contribuído para o aumento da expectativa de vida desse grupo específico de pacientes, e os procedimentos utilizados no diagnóstico, no tratamento de doenças cardiovasculares e as recomendações para o transplante cardíaco. O evento é uma promoção da empresa Medicicor em parceria com a Coordenação de Transplante Cardíaco da Bahia.

O simpósio será coordenado pelo cardiologista Andre Duraes, Coordenador do Transplante Cardíaco da Bahia e Coordenador da Unidade Intermediária - Hospital Ana Nery, e contará com a participação dos médicos João David de Souza Neto e Juan Mejla, ambos do Hospital de Messejana (CE), referencia nacional em transplantes cardíacos e Centro Nacional de Tutoria em Transplantes Cardíacos e Coração Artificial. 

“A insuficiência cardíaca é uma doença em que o coração deixa de bombear sangue suficiente para o resto do corpo, além de ser a principal causa de hospitalização no Brasil dos pacientes acima de 65 anos. Por isso, é um assunto que merece discussão”, explica o Dr. Andre Duraes.

O Hospital Ana Nery, em Salvador, único da capital a realizar transplantes cardíacos, é um dos cinco hospitais brasileiros escolhido pelo Ministério da Saúde, para que suas equipes multidisciplinares (cardiologistas, cirurgiões, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, psicólogos, entre outros) sejam treinadas no campo do transplante cardíaco e coração artificial.