Saúde

Saúde sem Fronteiras atende 15 mil mulheres em seis municípios

A probabilidade de cura do câncer de mama é de até 95%, se a doença for detectada precocemente
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 20/04/2016 às 18:59
Saúde sem Fronteiras atende 15 mil mulheres em seis municípios
Foto: Camila Souza/GOVBA

O programa Saúde sem Fronteiras, que está em Simões Filho até o dia 4 de maio e em Conde até a próxima sexta-feira (22), está percorrendo os seis municípios da Região Leste de Saúde, levando a mamografia a mais de 15 mil mulheres. Somente em Simões Filho, a expectativa é que mais de três mil façam o exame. Nesta quinta-feira (21), feriado nacional, o serviço não vai funcionar. Nos demais dias, até o final da etapa em Simões Filho, profissionais da empresa prestadora do serviço, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e da prefeitura estão atendendo o público das 7h às 18h, inclusive aos sábados. A probabilidade de cura do câncer de mama é de até 95%, se a doença for detectada precocemente.

Para ser atendida, a mulher precisa ter entre 50 e 69 anos, faixa etária de maior incidência da doença, segundo a coordenadora estadual do programa, Cléia Soares. É preciso também levar carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. “Após o exame, se houver suspeita a partir da mamografia bilateral, a mulher é encaminhada para a ultrassonografia e punção e, caso confirmada a doença, o tratamento também é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde. A prevalência é alta, segundo o Instituto do Câncer, são esperados, para toda a Bahia, 2.640 novos casos em 2016”, afirma Cléia.

A dona de casa Madalena da Hora tem 58 anos e chegou cedo à Praça da Bíblia. Ela fez o exame e às 10h já estava de volta em casa. Sobrou tempo para fazer outras coisas. “Eu fiz o primeiro exame quando eu tinha 40 anos e estou voltando agora, com essa campanha. O atendimento foi ótimo e ainda tenho o dia inteiro livre. À tarde vou dar meu curso de pintura. Se eu tivesse ido para Salvador, teria que pagar transporte e lanche”, afirma.

Os dois primeiros municípios da região a receberem o Saúde sem Fronteiras este ano foram Camaçari e Pojuca. Os próximos serão Dias D’ Ávila e Mata de São João. Para realizar os atendimentos, o programa itinerante conta com duas carretas, uma de apoio e outra com três consultórios, onde estão instalados os mamógrafos. Dois equipamentos enviam as imagens online para as clínicas onde os médicos emitem os laudos.