Saúde

Hospital da Santa Casa promove Simpósio de Cirurgia Invasiva do Tórax

Evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de dezembro
Cecom MP , Salvador | 27/11/2015 às 18:45
O VIII Simpósio de Cirurgia Minimamente Invasiva do Tórax reunirá no auditório do Hospital Santa Izabel, entre os dias 3 e 5 de dezembro, especialistas de diversas partes do país para debater e apresentar novas técnicas de investigação e tratamento de tumores no tórax. O evento acontece em paralelo ao I Fórum Brasileiro de Debates sobre Residência Médica em Cirurgia Torácica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), nos dias 4 e 5 de dezembro.
Um dos destaques da programação científica será a transmissão ao vivo para o auditório Jorge Figueira de cirurgias realizadas diretamente do centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel. Ainda durante o evento, que já conta com número expressivo de participantes inscritos, serão apresentados e discutidos casos clínicos e abordados assuntos como nódulos pulmonares, robótica, tendências, vias de acesso, toracectomia, broncoplastia, dentre outros.
O cirurgião do tórax do Hospital Santa Izabel, Sergio Tadeu Fortunato Pereira, ressalta a importância do simpósio e relata os benefícios dos métodos menos invasivos para a retirada de tumores do tórax que, além de mais seguros, também permitem uma recuperação mais rápida do paciente, deixando-o menos exposto a fatores de riscos como a infecção. “Em uma cirurgia aberta, tradicional, a pessoa leva mais tempo para sair do internamento", diz o especialista.
  Segundo ele, a técnica minimamente invasiva garante ao paciente outros benefícios como, por exemplo, menos dor pós-operatória, menor desconforto, perda mínima de sangue, nenhum corte das costelas e poucas cicatrizes com melhor resultado estético. Como coordenador do Simpósio, Sérgio Tadeu ressaltou o envolvimento da Santa Casa da Bahia com essa realização. "Atenta à grande responsabilidade social que desempenha na sociedade, a Santa Casa da Bahia reafirma seu compromisso com o ensino, dando total apoio aos eventos", completou.
Com tradição de bons serviços prestados à população baiana, o Santa Izabel disponibiliza assistência de alta complexidade e promove atividades de ensino e pesquisa, por meio das quais forma e aprimora médicos e profissionais da área de saúde e produz conhecimento que dão suporte aos direcionamentos estratégicos da instituição. "Estamos ampliando os investimentos para adequar e expandir as instalações físicas, qualificar ainda mais processos e equipes profissionais, adquirir novos e modernos equipamentos tecnológicos, realizar diagnósticos mais precoces e detalhados e cirurgias cada vez menos invasivas", assegurou o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.