Salvador

GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Cerca de 11 agentes estiveram presentes no Vitta Bahia
Secom Salvador , Salvador | 23/06/2021 às 18:12
Guardas Municipais participam de campanha de doação de sangue
Foto: Ascom/GCM
Doar sangue é salvar vidas. Através do ato voluntário, em cada doação, um cidadão que doa pode salvar a vida de até quatro pessoas. E para reforçar a importância da ação principalmente neste período junino, com o baixo estoque do banco de sangue, os alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram a doação na tarde desta quarta-feira (23).

  Cerca de 11 agentes estiveram presentes no Vitta Bahia, localizado na Avenida Princesa Isabel, 370, na Barra. Dentre os locais para onde as bolsas são encaminhadas está o Hospital Municipal de Salvador, na região de Cajazeiras.

  “O servidor público está aqui para servir a população. Por esse motivo, sempre que possível, estamos sempre fazendo ações para incentivar a população a doar e também salvar vidas”, destacou o gerente administrativo financeiro da GCM, Ricardo Braz.

  De acordo com o diretor executivo do Vitta Bahia, André Soares, é muito importante que as pessoas, mesmo em período de festas, façam doações de sangue para continuar ajudando quem precisa. “É um prazer muito grande receber a equipe da Guarda Municipal, pois é um gesto muito significativo”, contou.

  Solidariedade – A aluna em formação Daniele Cardoso, 45 anos, é doadora de sangue há mais de dez anos. “Temos que ter consciência. Mesmo em período de festas devemos doar, porque amanhã pode ser um de nós a precisar dessa ação", disse.

  Para Riedel Borges, de 31 anos, a iniciativa da Guarda Municipal é admirável devido à baixa do estoque. “Quando eles falaram sobre o ato, logo me voluntariei. Essa é uma atitude muito bonita de se ver, além de incentivar que outras pessoas também doem”, afirmou.

  Como colaborar – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.