Salvador

Arraial do Retiro passa a ter iluminação mais moderna do país

A cerimônia simbólica de entrega da iniciativa ocorreu na noite da terça-feira (24)
Secom Salvador , Salvador | 25/11/2020 às 09:50
Arraial do Retiro passa a ter iluminação mais moderna do país
Foto: Valter Pontes/Secom
A comunidade do Arraial do Retiro agora está mais bonita e segura com a entrega da modernização da iluminação promovida pela Prefeitura. A cerimônia simbólica de entrega da iniciativa ocorreu na noite da terça-feira (24), na Rua Soares Filho. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o diretor de Iluminação Pública (Dsip), Junior Magalhães.

A intervenção ocorreu através do programa Iluminando Nosso Bairro, executado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada a Secretaria de Ordem Pública (Semop). Foram beneficiados com a nova iluminação em LED 90 logradouros com a instalação de 414 pontos. Para que o bairro tivesse a iluminação mais moderna do país, foi investido no projeto luminoso um montante superior a R$476 mil.

Na ocasião o prefeito ACM Neto lembrou que o diferencial do programa é que todas as ruas do bairro são contempladas e não apenas as vias principais. "Fazendo um balanço do programa percebemos que vamos chegar a um feito histórico, que é a modernização da iluminação em 10 mil ruas da cidade. Fico muito feliz e orgulhoso porque a gente encerra com chave de ouro este trabalho", pontuou.

Até dezembro deste ano 80% da cidade estará iluminada em LED. Ao todo 75 mil pontos deixarão para trás a iluminação do modelo antiga, na cor amarela. Além das lâmpadas em LED serem mais potentes, elas geram economia aos cofres públicos. O sistema de energia ainda se destaca nos quesitos eficiência luminosa e energética, qualidade e durabilidade.

Impacto – O prefeito também lembrou que a estética da cidade mudou com os esforços municipais para transformar a iluminação da capital nos últimos anos. Ele reforçou ainda que a modernização do sistema impacta em outro aspecto importante, que é o da segurança pública, sobretudo para quem mora nas áreas periféricas da cidade.

"Dentro dessa nova concepção, que traz uma modernização da iluminação de todo bairro, esse programa tem efeito na questão da segurança pública. Talvez o investimento mais importante dos municípios para impactar na segurança seja a iluminação e, por isso, colocamos muito dinheiro para assegurar a iluminação em LED, que antigamente a gente só via em grandes avenidas e alguns trechos de orla", completou ACM Neto.

O impacto positivo da iniciativa é comprovado por moradores como a doméstica Jandiara Menezes, de 41 anos. “Nossa, melhorou muito. Antes a iluminação era péssima, agora dá uma sensação maior de segurança, diminuiu até a quantidade de assaltos aqui”, revelou.