Salvador

Prefeitura promove ordenamento de food trucks no Imbuí

O ordenamento foi discutido com os donos dos food trucks na última quinta-feira (17)
Secom Salvador , Salvador | 22/09/2020 às 09:34
Prefeitura promove ordenamento de food trucks no Imbuí
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura deu início à operação de ordenamento dos food trucks localizados na Praça Nossa Senhora Aparecida, no Imbuí. O local era alvo de reclamações constantes dos moradores e transeuntes por conta da concentração considerada exagerada desse tipo de comércio e da falta de organização dos equipamentos.

 

A operação conjunta realizada pela Secretaria Municipal de ordem Pública (Semop), Vigilância Sanitária de Salvador e a Superintendência de Trânsito (Transalvador) ocorre para reduzir o número de food trucks, atendendo a uma demanda local; licenciar aqueles que ainda não possuem licença; e implantar a Zona Azul nas proximidades da praça para organizar e dar mais fluidez ao trânsito.

 

O ordenamento foi discutido com os donos dos food trucks na última quinta-feira (17), em reunião na Semop com a presença do titular da pasta, Marcus Passos. Os proprietários dos equipamentos foram notificados sobre as alterações durante o encontro.

 

“Há alguns anos, havia 13 food trucks na praça. Esse número foi crescendo de forma desordenada nos últimos dois anos. Moradores do Imbuí, principalmente do Conjunto Marback, faziam reclamações constantes sobre a atuação deles. A praça chegou a ter 49 food trucks, um número muito excessivo. Isso estava gerando conflitos e problemas de trânsito e mobilidade. Diante disso, resolvemos estabelecer limites”, afirma Marcus Passos.

 

A ideia, segundo o secretário, não é tirar todos os food trucks do local, mas sim deixar que 19 deles, os mais antigos, continuem atuando na região e de forma regularizada e ordenada. Já a Transalvador está atendendo a um pedido de moradores e comerciantes, que é o de regulamentar uma Zona Azul na Rua das Gaivotas, em um dos lados da praça.

 

“Aqueles comerciantes que não puderem ficar lá terão a oportunidade de escolher outro local para atuar, desde que se regularizem junto aos órgãos competentes, de acordo com a Portaria 12/2020 e o Decreto nº 26.849 de 2015, que dispõe sobre a comercialização de alimentos em vias públicas por food trucks e outros equipamentos”, complementa Marcus Passos.

 

Passos diz que é preciso haver consciência de que há uma comunidade em torno do local. “O bairro terá uma harmonia agora com food trucks legalizados perante o município, a Semop e os órgãos competentes, dando mais uma opção de lazer para os moradores da região. Os demais vão sair por uma questão de ordenamento e de organização do tráfego local, tendo a possibilidade de atuação em outro ponto da cidade”.

 

Pedido dos moradores - Para Jaime Cunha, morador do Imbuí há 15 anos, o ordenamento é mais do que necessário. “Nos preocupamos muito com o lado social das pessoas que estão trabalhando, mas vemos que a mobilidade da praça estava quase impossível, principalmente para as pessoas que têm deficiência. Então, nós estávamos precisando dessa intervenção e esses profissionais podem trabalhar em outro local mais amplo e adequado”, avaliou. 

 

Elder Fernandes, que mora há 20 anos no bairro, lembrou que os moradores do bairro fizeram várias solicitações à Prefeitura para ordenar os food trucks. “Há muito tempo queríamos que tirassem isso aí. Esse comércio desordenado só atraía gente ruim para o bairro, algumas pessoas bebiam aqui e iam urinar no meu prédio. Eu gostei muito da ação, tem que organizar mesmo o comércio aqui”.

Zona Azul – A pedido de comerciantes e moradores do local e para promover a rotatividade do uso do espaço publico, a Transalvador começou a implantar hoje 50 vagas de estacionamento Zona Azul na Rua das Gaivotas. Os espaços funcionarão no sistema multi-hora, ou seja, será possível adquirir créditos para 2h, 6h ou 12h, das 7h à 0h, de segunda a domingo. A sinalização no local está sendo reforçada para melhor orientar o condutor.