Salvador

PARA PRAIA ABRE TEMPORADA EM ONDINA E VAI ATÉ PRÓXIMO DIA 29/2

Excelente projeto da Prefeitura com apoio do Salvador Shopping e Braskem
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/01/2020 às 19:19
Para Praia atende deficientes na Praia de Ondina
Foto: Pablo Portugal

A manhã foi sol e águas tranquilas na abertura da sétima temporada do Para Praia, em Ondina. A partir das 8 horas, o projeto começou a receber os primeiros usuários, que até o final da manhã ainda movimentaram o primeiro dia em busca de banho de mar assistido.  Esta temporada marca o retorno do evento para sua praia oficial em Ondina, onde permanece, sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro, promovendo o banho de mar voltado para deficientes físicos e pessoas com mobilidades reduzidas. O projeto será encerrado, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari.

O Para Praia é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

Entre os banhistas que já frequentam o projeto há várias edições, a estreante Sueli Lisboa era a mais ansiosa para entrar no mar, vinte anos depois do acidente de carro que a deixou imobilizada numa cadeira de rodas. “Estava com a passagem comprada para retornar para Feira de Santana, depois de passar as festas com meu namorado, mas resolvi ficar assim que vi a reportagem do Para Praia na televisão. Quero passar a manhã inteira dentro mar”, avisou.

Há seis anos, o Para Praia ampliou o banho de mar, o principal lazer de verão dos baianos, para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade. Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é promovido com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.

O projeto acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais. Os banhistas são recebidos com lounges em tendas que protegem do sol, chuveirão para banhos refrescantes de água doce e áreas recreativas para práticas de esportes adaptados.


--