Salvador

Concertos marcam início da celebração de Natal na Catedral Basílica SÉ

Apresentações ocorrem nos dois próximos domingos antes do Natal e serão comandadas pelo padre Hans Bönisch
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/12/2019 às 11:01
Domingo
Foto:


Um concerto abrirá a programação natalina da Catedral Basílica de Salvador, no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A primeira apresentação será neste domingo, 15, às 11h30. O “Oratório de Natal”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – nas Cantatas 1, 3 + 6, – será executado pelo Coro e Orquestra Barroco na Bahia e Solistas.

A obra foi criada para celebrar o Natal de 1734 e conta a história do nascimento de Jesus Cristo por meio da música, mas, diferente da ópera, não há encenação. A regência fica por conta do padre Hans Bönisch, mestre de Capela da Catedral. No domingo seguinte, dia 22, haverá o "Concerto de Órgão". O recital ocorrerá um pouco mais cedo, às 11h. Em ambas, a entrada será gratuita.

Já na véspera do nascimento de Cristo, dia 24, às 18h, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará a Missa do Galo na Catedral Basílica. Na quarta, 25, quando celebra o Natal, o religioso irá presidir a missa solene, que marca o nascimento do Menino Deus.

“O Natal é um momento de reflexão e nada melhor do que ter a passagem do nascimento de Jesus Cristo como inspiração. Foi por conta disso que escolhemos abrir a temporada da programação natalina com o ‘Oratório de Natal’, de Bach”, afirma o padre Abel Pinheiro, pároco da Catedral Basílica.