Salvador

NETO DIZ: APÓS AEROPORTO VEM EM JANEIRO NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES SSA

Salvador melhora sua infra-estrutura turística
Da Redação , Salvador | 11/12/2019 às 18:52
Salvador na expectativa de receber 9 milhões de turistas ano
Foto: Max Haack

Depois de 18 meses, Salvador passa a ter um aeroporto mais amplo, moderno e confortável, em um momento em que a capital baiana passa pelo melhor momento nos últimos 20 anos. A primeira fase das obras de melhoria e ampliação do equipamento foi entregue pela Vinci Airport, empresa vencedora da concessão do aeroporto, em cerimônia realizada no local nesta quarta-feira (11) e que reuniu autoridades como o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis; o governador Rui Costa; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho; e o presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert.

O prefeito destacou o orgulho e a honra de trabalhar em parceria com uma empresa de elevada qualidade e expertise mundial, que resultou na melhoria da qualidade do equipamento e que traz, consequentemente, impactos positivos em uma área importante da economia da cidade: o turismo. “Salvador vive o seu melhor momento dos últimos 20 anos e temos muitos motivos para comemorar, a exemplo do novo aeroporto, no qual, pouco tempo atrás, era um dos piores dentre as capitais do país. São 700 milhões de reais investidos através de recursos privados e que, hoje, leva a capital a ter um dos melhores aeroportos do Brasil”, salientou ACM Neto.

O gestor disse que a entrega acontece em um momento onde ocorre um conjunto de ações importantíssimas para Salvador. Uma delas é a expectativa de fechar o ano de 2019 com mais de 9,5 milhões de visitantes, número que é um recorde absoluto na história da cidade, e a projeção é de que a capital baiana se torne o destino mais procurado do verão brasileiro em 2020. Neste momento, já é a mais vendida como destino de virada do ano no Brasil, principalmente com a realização do Festival Virada Salvador entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro – iniciativa que faz parte do intenso Calendário Oficial de Eventos montado pela Prefeitura para movimentar a capital durante todo o ano.

“Nos dias 23 e 26 de janeiro próximo, acontecem duas cerimônias de inauguração do Centro de Convenções de Salvador, um dos mais modernos equipamentos do gênero do mundo, que vai ajudar a cidade por ter perdido o turismo de negócios nos últimos anos. A orla, que já foi considerada uma das mais feias, passa por processo de investimento e urbanização de maior volume e intensidade no país. Os investimentos realizados no Centro Histórico servirão de legado”, completou ACM Neto.

O prefeito ainda citou o trabalho permanente de promoção de Salvador como destino turístico e solicitou a colaboração da Vinci Airports e da GL Events, que vai administrar o Centro de Convenções municipal, para disseminar em conjunto a marca Salvador em too o mundo e, assim, ampliar o número de visitantes estrangeiros na cidade. “Alguns dos frutos serão colhidos no futuro, principalmente na geração de emprego e ativação econômica de uma cidade que é desigual e carece de oportunidades para as pessoas que mais precisam, movimentando a principal indústria de uma cidade histórica, que é o turismo e serviços. Salvador hoje é uma cidade respeitada, que deixou as últimas posições e está em primeiro em muitas coisas. Juntos, estamos presenciando mais um momento da construção da história da primeira capital do Brasil”, finalizou.

Melhorias – O Aeroporto de Salvador passou a ter o terminal de passageiros ampliado e a construção de um píer com seis pontes de embarque, que aumentaram a capacidade de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano. Também houve a requalificação das pistas e ampliação do pátio de aeronaves, novo sistema de transporte de bagagens, área ampliada para as lojas e novos serviços, como Wi-Fi de alta velocidade gratuito. As obras desta etapa duraram 18 meses e trouxeram também elementos sustentáveis, como a construção de uma estação de tratamento de efluentes, uma central de resíduos e uma planta de energia solar.

“Tínhamos que devolver um aeroporto digno do estado, que orgulhasse baianos e encantasse os visitantes. Hoje é dia de agradecer pelo apoio de todos, sem exceção. Vivemos hoje um ato importante, uma verdadeira transformação em um curto período de tempo. As transformações foram, sobretudo, estruturais e de alta complexidade, em uma estrutura antiga e precária. Assumimos também compromisso de colaborar com o desenvolvimento do estado, trabalhando para melhorar a conectividade com a atração de voos comerciais. Este aeroporto está mais funcional e seguro para as pessoas e mais atrativo para as companhias aéreas”, relatou o CEO do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas.

O presidente da Vinci Airports lembrou que o aeroporto de Salvador foi o primeiro projeto da empresa no Brasil e que as obras de modernização ampliaram o potencial do equipamento, transformando-o num portal eficiente e confortável para a Bahia. “Os aspectos particularmente ambiciosos deste programa são uma referência na transição para infraestruturas sustentáveis. Parabenizamos o empenho exemplar das equipes do aeroporto e estamos felizes por comemorar este importante marco com todas elas”, disse Nicolas Notebart.