Salvador

Centro Dia celebra 2 anos de atendimentos a crianças com deficiência

Nesses dois anos 1.776 famílias foram atendidas
Secom Salvador , Salvador | 10/12/2019 às 18:26
Centro Dia celebra dois anos com 1.776 atendimentos a crianças com deficiência
Foto: divulgação
Em dois anos de atuação, celebrados neste mês, 1.776 famílias foram atendidas e 116 são acompanhadas pelo Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Os dados são baseados nos registros da unidade de Proteção Social de Média Complexidade. Localizado no Parque Bela Vista, o equipamento atende, em média, 60 crianças de zero a seis anos com microcefalia e outras deficiências associadas em situação de vulnerabilidade e risco social, além de familiares.
O espaço realiza um conjunto de atividades de convivência familiar, grupal e social, fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes, orientação e apoio aos cuidadores familiares. Promove, ainda, encaminhamentos para rede de serviços locais, acesso à tecnologia assistida de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.
De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, a pasta executa importante papel social com o trabalho do Centro Dia. “Realizamos políticas de assistência social para promover a manutenção dos direitos e necessidades básicas dessas crianças e famílias, além de contribuir para sua independência”, afirma.
Ana Paula relembrou também a ida da comitiva do Centro Dia à Brasília, este ano, para acompanhar a assinatura da medida provisória que tornou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) vitalício para crianças com microcefalia e doenças congênitas do zika vírus. “Foi um importante avanço conquistado, através do serviço especializado. Foi uma batalha das mães e de nós da Sempre”, pontuou.
Apoio – Ivanilda Silva, 40 anos, relembra a trajetória da filha no Centro Dia. “Isabela quando chegou aqui nem andava. Hoje, com três anos, depois de todo trabalho do Centro, é perceptível a evolução. Ela já anda e faz muita estripulia”, brincou.
Para a coordenadora do Centro Dia, Virgínia Nascimento, qualquer evolução da criança é motivo de alegria. “Um braço que levanta e antes não levantava, um alimento que agora a criança consegue engolir, tudo é comemorado pela equipe e, sobretudo, pelas famílias. Sem dúvidas, tudo isso é muito gratificante”, comemorou.
Acompanhada pela equipe, a pequena Maria Luna Cerqueira, de seis anos, aproveitou a comemoração fazendo o que mais gosta: brincando. Maria das Graças Cerqueira, que assistia a filha se divertir, não conteve a emoção. “Nem nos meus sonhos eu imaginei que ela pudesse se desenvolver tanto. Minha gratidão ao Centro Dia não tem tamanho”, contou.