Salvador

Campanha contra influenza imuniza mais de 26 mil pessoas na 1ª semana

A meta é imunizar pelo menos 90% de 570 mil indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 31 de maio.
Secom Salvador , Salvador | 17/04/2019 às 07:28

Mais de 26 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza na capital baiana desde o início da campanha, na última quarta-feira (10), o que corresponde a 4,7% do público alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% de 570 mil indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 31 de maio. 

Apesar da procura razoável nos postos da rede municipal, pouco mais de 85% do público-alvo de Salvador ainda não se protegeu contra a doença. “Estamos tendo uma boa procura pela vacina. Mesmo Salvador tendo seguido a proposta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar crianças e gestantes até o dia 21, a procura desde o início foi de todos os grupos prioritários”, explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização.

Entre os grupos prioritários que mais buscam a vacinação estão os idosos e as crianças. Por outro lado, as puérperas (gestantes de até 45 dias), pessoas com doenças crônicas e professores não têm buscado a imunização. 

"A baixa procura pela vacina por esses grupos nos preocupa, já que de janeiro a abril deste ano foram registrados 70 casos e 3 óbitos por causa da Síndrome Respiratória Aguda. A vacina pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza", alertou Doiane. 

Os postos de saúde de Salvador estarão fechados no feriadão da Semana Santa. Mas, a partir da próxima segunda-feira (22), as equipes operacionais retomarão a estratégia nas 126 unidades básicas da rede municipal, das 8h às 17h. 

Devem ser vacinados os idosos, crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas e pacientes com doenças crônicas. A vacina é a principal medida preventiva da enfermidade que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho.