Salvador

Creas Garcia é inaugurado no aniversário de 470 anos de Salvador

O sétimo equipamento desta natureza foi entregue pela Prefeitura na manhã desta sexta (29)
ASCOM SEMPS , Salvador | 29/03/2019 às 19:32
Creas Garcia é inaugurado no aniversário de 470 anos de Salvador
Foto: divulgação

Neste aniversário de 470 anos de Salvador, os moradores do bairro do Garcia têm motivo em dobro para comemorar, com a inauguração do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O sétimo equipamento desta natureza foi entregue pela Prefeitura na manhã desta sexta (29), através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário da Semps, Leo Prates, e do deputado federal João Roma, dentre outras autoridades.

O prefeito ACM Neto iniciou o discurso de inauguração com elogios ao secretário Leo Prates. “Quando o convidei para este desafio eu sabia que ele estava preparado, e isto só vem se confirmando. Em menos de dois meses à frente da pasta, ele está mostrando a que veio, fazendo mudanças importantes, agregando valores. Estou muito satisfeito com seu trabalho e tenho certeza que deixará um belo legado na Semps”, enfatizou.

Neto destacou ainda que os Creas são fundamentais para a população que mais precisa, uma vez que oferta atenção especial para crianças e mulheres, com foco no amplo acompanhamento das famílias.  “Ofertamos nos Creas serviços de assistência jurídica e social para pessoas que não podem pagar por esses e outros serviços. E com a integração que estamos propondo da Semps com as secretarias de Educação (Smed), e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), ofertaremos maiores oportunidades e melhores resultados”, afirmou o chefe do executivo soteropolitano.

Emocionado, Leo Prates agradeceu a Neto pela oportunidade que considera ser a maior missão de vida que recebeu, e se comprometeu a continuar trabalhando diuturnamente em prol de melhores condições de vida para os que mais necessitam, no enfrentamento à pobreza, e na promoção social na cidade. “ Este Creas tem um investimento anual de R$ 1 milhão, e através dele 103 famílias são acompanhadas todos os meses. As equipes trabalham com diversas situações que exigem muita dedicação, qualificação e atenção. São serviços essenciais e nós não mediremos esforços para ampliar e melhor a nossa assistência”, declarou


Creas Garcia


A nova unidade fica localizada na Rua Pacífico Pereira, número 34 (em frente ao Colégio Vieirinha). O público-alvo do centro são crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, mulheres em situação de violência, menores em cumprimento de medida socioeducativa, entre outros. Entretanto, o atendimento tem sempre como foco a família, não somente o indivíduo.

Todos Creas contam com psicólogos, assistentes sociais, advogados e educadores socias, que desenvolvem ações como atendimento e acompanhamento contínuo; entrevistas; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede socioassistencial; reuniões e ações comunitárias; palestras voltadas às famílias e à comunidade; oficina de convivência e de trabalho socioeducativo; além de campanhas socioeducativas.