Salvador

PM forma 549 novos soldados em Salvador e mais de 2000 em todo estado

Com informações da Secom
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/02/2019 às 16:00
Solenidade no Dendezeiros com a presença do governador Rui Costa
Foto: SECOM

“Prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”. Esse é o compromisso que os 549 novos soldados da Polícia Militar da Bahia realizaram durante solenidade de formatura realizada na manhã desta segunda-feira (18), na Vila Policial Militar do Bonfim.

O ingresso dos novos policiais militares marca o aniversário da corporação, criada em 17 de fevereiro de 1825, que há 194 anos atua no policiamento ostensivo dos 417 municípios, protegendo baianos e turistas.

O evento contou com as presenças do governador Rui Costa, do comandante geral da PMBA, coronel PM Anselmo Brandão, de autoridades civis e militares, familiares e convidados dos formandos.

“Hoje vocês formalmente iniciam uma nova vida. É uma função difícil, garantir a paz e defender a sociedade, enfrentando aqueles que desrespeitam as leis. Que Deus proteja cada um de vocês e sejam bem-vindos à Polícia Militar”, enfatizou o governador Rui Costa.

A presença maciça de familiares foi destaque na formatura.  “Sempre quis ser militar, estudei muito para o concurso, e agora estou realizando um sonho”, disse o soldado PM Felipe Sapucaia, acompanhado de familiares e da avó Lourdes Santos de 94 anos, que fez questão de ir à solenidade, acompanhar de perto a conquista do neto. “Estou muito feliz e orgulhosa pela vitória do meu neto, que escolheu uma profissão linda”, disse a avó orgulhosa.

Já o soldado PM Marcs Luiz aproveitou a oportunidade e pediu a mão da namorada Gabriela Guimarães em casamento. “A ideia surgiu ainda durante o curso de formação, já namoramos há 6 anos, eu aproveitei a ocasião e uni os dois momentos mais importantes e felizes da minha vida”, enfatizou.

Em toda a Bahia também ocorreu formatura nos Batalhões de Ensino Instrução e Capacitação (Beic) de 219 soldados em Juazeiro, 375 em Feira de Santana, 269 em Ilhéus, 273 em Vitória da Conquista, 216 em Barreiras e 216 em Itaberaba, totalizando 2.117. Atualmente a corporação dispõe do efetivo de 31.788 policiais militares, en