Salvador

Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano realiza 3.901 na 1ª semana

Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano realiza 3.901 na primeira semana de funcionamento
Da Redação , Salvador | 07/08/2018 às 19:04
Atendimento na Prefeitura Bairro
Foto: Valter Pontes

A Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano, localizada na Avenida San Martin, realizou um total de 3.901 atendimentos na primeira semana de funcionamento no novo endereço (Av San Martin, 2.199 - San Martin, próximo ao Largo do Tanque). Os serviços mais acionados na sede foram o Bolsa Família e a marcação de consultas médicas através do Sistema Único de Saúde, procurados por 621 cidadãos, cada um dos serviços. 

Atendimentos relacionados ao Cartão SUS tiveram 566 solicitações. O Programa Primeiro Passo foi requisitado em 535 oportunidades, e o SIMM outras 450.  Entre 30 de julho a 7 de agosto, também foram realizados 1.353 atendimentos referentes ao Salvador Card. Novos serviços estão disponíveis à população na unidade, além do que já é oferecido por órgãos municipais e entidades parceiras. Pessoas cadastradas para recebimento de fraldas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) podem retirá-las na nova sede.

A unidade é a primeira a ter uma base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM), que funcionará 24 horas, com apoio para agentes que fazem rondas em duas viaturas pela região. A iniciativa deverá ser expandida para as outras nove Prefeituras-Bairro, começando com as regiões do Cabula/Tancredo Neves e Barra/Pituba.

A diretora geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, avaliou o quantitativo de atendimentos na primeira semana do novo prédio. “Temos que considerar que estamos numa fase de adaptação da população à nova sede e aos novos serviços que passaram a ser realizados. A nossa perspectiva é otimista para que a comunidade utilize cada vez mais a nova unidade, que está muito mais confortável e moderna”, ponderou.

A expectativa de aumentar o número de atendimentos também foi destacada pela subprefeita da Região Liberdade/ São Caetano, Enilza Rocha. “O objetivo é melhorar o atendimento cada vez mais e, principalmente, consolidar esse novo endereço. Já temos uma demanda grande e aos poucos a comunidade vai se informando e se adaptando ao novo local”, declarou.

Funcionamento - O funcionamento da unidade Liberdade/São Caetano ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Com investimento de R$ 120 mil, a nova sede passou a contar com 15 guichês, um aumento de 30% em relação à sede anterior, que possuía 11. A estrutura também possui uma sala especial, no andar térreo, para atender pessoas com mobilidade reduzida e sala de treinamento no andar superior.

Dentre os serviços municipais, por exemplo, também é possível dar entrada para obter o Termo de Viabilidade de Localização (TVL); solicitar troca de lâmpada; retirar a segunda via do boleto/carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); fazer o cartão SUS; retirar medicamentos; fazer inscrição ou atualização cadastral do Bolsa Família; solicitar inscrição ou acompanhamento do programa Minha Casa, Minha Vida; registrar denúncias ou obter orientação referentes aos direitos do consumidor.