Salvador

Corpo de Bombeiros vistoria barracas de fogos de artifício em Salvador

Os artefatos são distribuídos por categorias de acordo com o público. As categorias A e B são para crianças e adolescentes, e as C e D, apenas para maiores de 18 anos.
Da Redação , Salvador | 15/06/2018 às 17:57
Sgt Geocarlos Carneiro faz observações para comerciantes
Foto: Elói Corea

Chuvinha, rojões e traques. A brincadeira de São João não está completa sem os fogos de artifício. Mas é importante ficar atento com a segurança. Nesta sexta-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vistoriou barracas que vendem os produtos na capital baiana, para garantir que os materiais estejam dentro das normas exigidas. Para que acidentes sejam evitados, os artefatos utilizados durante a festa precisam ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA.

“Atuamos para determinar se os estabelecimentos estão funcionando de maneira correta, respeitando o uso obrigatório de extintores, sinalização e para-raios. Precisa também estar localizado numa área afastada. Os produtos vendidos devem estar dentro do prazo de validade e bem acondicionados. Alguns produtos não podem ser comercializados no varejo e devem ser vendidos sempre com a caixa lacrada, seguindo as instruções de uso na embalagem”, explicou o sargento Geocarlos Carneiro, analista de Projetos do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do Corpo de Bombeiros.

Os artefatos são distribuídos por categorias de acordo com o público. As categorias A e B são para crianças e adolescentes, e as C e D, apenas para maiores de 18 anos. O sargento lembra que é importante não deixar as crianças sem supervisão. “Crianças precisam de atenção redobrada, é importante ficar de olho o tempo todo, mesmo que estejam utilizando materiais permitidos para a faixa etária. O cuidado com o manuseio de fogos é muito importante para evitar acidentes. Também é fundamental não soltar os fogos perto de outras pessoas ou de fiações elétricas”, ressaltou Geocarlos.

O motorista Ricardo dos Santos comprou fogos para curtir o São João com a filha Jéssica, de 6 anos. “É um momento de festa e os fogos são divertidos, mas ninguém quer se machucar. Por isso, o ideal é brincar e se divertir, mas sempre de forma segura. Essa ação que o Corpo de Bombeiro está realizando é muito boa, porque dá mais confiança aos consumidores”.

Acidentes

No caso de queimaduras, deve-se lavar bem o local com água corrente e em temperatura ambiente, e, caso tenha uma grande extensão, o ferido deve ser levado para a unidade de saúde mais próxima. É importante que as pessoas não usem as receitas caseiras, como passar manteiga, borra de café ou pasta de dente, pois podem agravar a situação. As bolhas causadas pela queimadura também não devem ser estouradas, pois elas hidratam a área afetada e são uma proteção contra bactérias, já que, sem elas, a lesão pode ficar exposta.