Salvador

Novo cidadão baiano Vice-almirante Garnier dedica título a marinheiros

Comenda conferida por indicação do deputado Angelo Almeida
Da Redação , Salvador | 24/05/2018 às 10:10
Solenidade na ALBA
Foto:


“Uma pessoa extraordinária com história de determinação e compromisso com a Marinha e, através dela, com todos os brasileiros e baianos”. A descrição feita pelo deputado estadual e vice-líder do governo, Angelo Almeida, foi direcionada ao vice-almirante e comandante do 2° Distrito Naval, Almir Garnier Santos. Na manhã desta quarta-feira (23) ele recebeu o Título de Cidadão Baiano durante solenidade na Assembleia Legislativa da Bahia. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Vitor Bonfim.

O homenageado agradeceu ao deputado estadual Angelo Almeida, proponente do Título, e afirmou ser importante não só pra ele, mas para a Marinha do Brasil. “Quando uma Casa de representantes do povo baiano homenageia um marinheiro, ela homenageia toda Marinha. Esse título deve ser repartido em três mil pedaços para cada um de nós [do 2° Distrito Naval]. O título não é meu, é nosso”.

Ele falou sobre o reconhecimento da instituição militar. “A Bahia reconhece em nós uma instituição séria, centenária, que luta desde o primeiro momento, na Baía de Todos os Santos, para dar liberdade, independência e dignidade ao povo brasileiro e, em particular, ao baiano”. E aproveitou para fazer uma avaliação sobre o momento politico e econômico. “O estado vem progredindo mesmo em momento de crise, vem ampliando meios de transporte, melhorando a condição de vida de baianos, e  dando exemplo a outros estados da federação”.

No final do seu discurso, o vice-almirante fez uma brincadeira onde revelou seu carinho pelo estado: “A Bahia me deu regra e compasso, acho que direi ao Rio de Janeiro ‘aquele abraço’, e ficarei por aqui”.

O evento contou com as presenças do deputado federal, Bebeto Galvão; os desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Gesivaldo Nascimento Britto – representante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o Comandante da 6° Região Militar, Coronel de Divisão Marcos André Silva Alvim; o ex-comandante do 2° Distrito Naval, o vice-almirante, Arnon Lima Barbosa; o chefe da Casa Militar, Coronel Gomes e o vereador Enrique Cabajal.