Salvador

Salvador recebe prêmio Brasil Sorridente pela qualidade em odontologia

apital baiana está em 1º lugar quanto ao assistencialismo odontológico em todo o estado
Da Redação ,  Salvador | 14/12/2017 às 11:36
Sec José Antonio Rodrigues recebe prêmio
Foto:


Salvador tem o melhor programa de saúde bucal entre as cidades baianas com mais de 50 mil habitantes. O reconhecimento veio através do concurso “Brasil Sorridente”, instituído pelo o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA).

A entrega do prêmio que aconteceu Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, reuniu representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), além dos coordenadores de Saúde Bucal de diversos municípios baianos.

Para a premiação, o CRO-BA utilizou indicadores para avaliar os serviços como financiamento em saúde, controle social, programa de atenção básica, promoção de saúde bucal, assistência especializada, desprecarização e biossegurança.

A responsável pela Saúde Bucal de Salvador, Ticiane Mendonça, atribui este importante resultado ao esforço e dedicação das equipes de Saúde Bucal do município, além do apoio da gestão no desenvolvimento das atividades. “A SMS continuará estimulando, estabelecendo parcerias com outras instituições e oferecendo condições para o incremento desta importante atividade”, ressaltou.

Ampliação da rede - A ampliação da cobertura em saúde bucal também tem sido uma das prioridades da Prefeitura. Anualmente são realizados cerca de 800 mil procedimentos odontológicos nos 297 consultórios da rede. Além disso, nos últimos 5 anos, cerca de 720 profissionais entre dentistas e auxiliares bucais foram contratados pela administração, garantindo resolutividade e dinamicidade à assistência.

Vale ressaltar que no ano de 2015, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Cajazeiras recebeu a certificação acima da média no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade do Ministério da Saúde, sendo este o único CEO Tipo III a obter esta certificação no Estado da Bahia.

Atualmente, os seis Centros de Especialidades Odontológicas (6 CEO's) nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi foram totalmente requalificados em Salvador, prestando atendimentos de média complexidade na área de Odontologia.

A Prefeitura oferece o serviço de prótese dentária em 04 CEO's do município (Federação, Cabula- Alto da Cachoeirinha, Cajazeiras e Periperi). A SMS conta ainda com o Centro Municipal Odontológico Liberdade (CMOL), com funcionamento em horário estendido de 7:00 às 19:00 de segunda a sábado, e uma unidade odontológica de urgência - UAO do Dique, com funcionamento 24h. Além disso, todas as UPA'S ofertam atendimento de urgência odontológica à população.