Salvador

Bahia Vinho Show traz vinícolas, distribuidores e profissionais a SSA

De 28 a 30 de novembro
Sara Manera , Salvador | 22/11/2017 às 15:39

Salvador vai sediar, pela primeira vez, um evento inteiramente dedicado ao universo do vinho, que vai reunir, em um só lugar, amantes de vinho, vinícolas, distribuidores, enólogos, sommeliers, participantes de clubes de vinhos, além de restaurantes e demais representantes de instituições do setor. Trata-se do Bahia Vinho Show, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, das 15h às 22h, no Hotel Vila Galé, em Ondina. O ingresso, que custa R$ 50 e dá acesso a um dia de evento, pode ser adquirido no site (https://goo.gl/S6C7JC) e nos balcões da Ticketmix.

 
Durante o Bahia Vinho Show, o público vai poder degustar uma variedade de rótulos premiados, além de participar de palestras e degustação guiada por profissionais do segmento, adquirir vinhos com valor promocional e levar para casa uma taça exclusiva. O evento também contará com a presença de expositores de queijos, pães, azeites entre outros produtos que abraçam o mundo do vinho. 

"O Bahia Vinho Show celebra o vinho e os amantes da bebida, além de ser pioneiro no estado por aproximar quem produz, comercializa e trabalha no setor", comenta o idealizador e realizador do evento, Ivan Baldivieso, que também organiza o Clube Gourmet Bahia, responsável por promover ações de desenvolvimento do mercado turístico e gastronômico na capital baiana.

 
Premiados – Entre as empresas participantes do evento, estão a chilena Viña Apaltagua, a portuguesa Santa Vitória Vinhos, a brasileira Ivini Enoteca (distribuidora de vinhos italianos), a Vinícola Rio Sol e a Dieb Vinhos Portugueses e Chilenos. Diversos rótulos estarão disponíveis para degustação e aquisição, dentre os quais os premiados Ludovico – Medalha de Ouro no Mundus Vini, Great Mention no Vinitaly e Medalha de Prata no Decanter World Wine (todos em 2014); o Perricone, que ganhou Medalha de prata no Wine Weekend 2017 Sao Paulo; e o Primitivo, 2 Bicchieri Gambero Rosso.

 

A Rio Sol – vinícola que mais conquistou medalhas na 15ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas/Etapa Brasil, sendo uma Grande Ouro, três de Ouro e duas de Prata – também estará presente no Bahia Vinho Show.  “Acreditamos no pioneirismo e sucesso da ideia e, por isso, não poderíamos ficar de fora desse evento", afirma o diretor da vinícola, João Santos. Os participantes do evento vão poder degustar os vinhos premiados: espumante Rio Sol Brut Branco Premium (2016), Espumante Rio Sol Brut Branco, Vinho Tinto Rio Sol Premium (2013) e o Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional (2014), Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet (2014) e o Vinho Tinto Rio Sol Syrah (2015).  


"O evento vai resgatar a importância da cidade de Salvador no circuito brasileiro dos grandes eventos sobre o mundo do vinho”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Regional Bahia (ABS-BA), Waldemar Lott. Para ele, o Bahia Vinho Show vem em boa hora. “O Nordeste, em geral, é carente nessa categoria de bebida, ainda mais a Bahia, pela cultura da cerveja, sendo assim, um evento nesse porte nos dá a oportunidade de difundir mais a cultura do vinho e suas características”, defende o gestor.     


Vinho no Brasil – Os dados do vinho no Brasil são animadores e a previsão é de crescimento com um grande mercado a ser explorado, sobretudo no Nordeste, que vem aumentando a demanda. O país é o quinto maior produtor da bebida no hemisfério sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente. A safra em 2017 foi recorde, com um aumento de 45% nas exportações, sendo que os rótulos produzidos aqui venceram 2.500 prêmios internacionais. Os vinhos brasileiros têm personalidade única, com características das seis principais zonas de produção no país. Cada zona produtora desenvolveu sua especialidade, elaborando rótulos com cultura, tipicidade e sotaque próprios.

 

SERVIÇO:

O quê? Bahia Vinho Show

Quando? De 28 a 30 de novembro, das 15h às 22h

Onde? Hotel Vila Galé, em Ondina

Ingressos: R$50,00 no site (https://goo.gl/S6C7JC) e nos balcões da Ticketmix

Saiba mais:  www.clubegourmetbahia.com

 

 

PROGRAMAÇÃO

28.11

17h - Abertura Oficial

Início da Degustação.

  

19h - Vinhos do Semiárido e o Enoturismo no Vale do São Francisco

Com João Santos, enólogo e diretor da vinícola Rio Sol – Vinhos do Vale do São Francisco.

 

20h - Vales do Chile e seu Terroir

Com Eduardo Tápia, formado na escola de Sommelier do Chile e associado a ASSI da França. Hoje, faz parte da equipe da Apaltagua Brasil.

 

29.11

18h - Técnicas de Degustação de Vinhos

Com Waldilson Santos, sommelier do SENAC.

 

 19h - Degustação guiada

Com João Santos, enólogo e diretor da vinícola Rio Sol – Vinhos do Vale do São Francisco.

 

 20h - Vinhos caros e baratos, o porquê da diferença

Com Waldemar Lott, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers /BA desde 2006.

 

30.11

17h - Vinhos Portugueses

Com Élen Suzana Uebel, representante comercial da vinícola Santa Vitória no Brasil.

 

18h - Vinhos do Sul da Itália

Com o CEO & partner da Importadora Wineoclock e o CEO & partner da Ivini Enoteca,

Fernando Arganese e Daniel França.

 

19h - Espumantes pelo mundo

Com o consultor de vinhos formado pela ABS - SP, Antônio Lago da Cellarium Adegas e Vinhos.

 

20h - Descomplicando o Vinho

Com o sommelier português Pedro Luz, diretor da distribuidora DIEB Import.