Salvador

MORRE coronel PM MANSUR, ex-chefe da Casa Militar de Roberto e Waldir

Uma das figuras mais queridas da história mais recente da Policia Militar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/09/2017 às 11:16
João Damasceno Mansur (de Óculo) e coronel Flodoardo, em 2015
Foto: DIV
    Morreu neste domingo aos 86 anos de idade o coronel PM reformado, João Damasceno Mansur de Carvalho, nome de guerra e militar coronel Mansur, um dos mais respeitados e queridos da recente história da corporação

    Foi meu professor de matemática no CPM e diretor do colégio dos Dendezeiros quando aqui cheguei de Serrinha, em 1963. Era desportista nato, exímio mergulhador, um gentelman no trato com as pessoas. Tem uma belíssima história na Corporação e na Vila Miltar. Era um dos militares mais apaixonados que conheci da PM. 

   Comandou a Casa Militar nos governos de Roberto Santos e Waldir Pires épocas em que convivemos mais de perto eu como assessor de imprensa de Roberto e depois de Waldir. Nunca o vi levantar a voz para alguém. Era uma autoridade militar que fazia valer as suas determinações com firmeza, sem, no entanto, perder a ternura. 

   Foi perseguido nos anos posteriores, por governos autoritários, mas, manteve toda a sua classe como militar de carreira dedicado com extremo amor a PM. Tivemos inúmeros encontros e, num deles, lá nos anos da década de 1960, eu estudante do CPM queria que os alunos limpassem as salas de aula e disse que não o faria porque havia servidores do estado para isso.

  "Pai, amigo e avô carinhoso - lembra a jornalista Olívia Soares - participou do nosso 'senadinho' do Shopping Barra contando suas histórias e lembrando passagens politicas na Bahia. Sentiremos muita saudade, Coronel, você era muito estimado".

  O sepultamento do Coronel Mansur será às 15h30min no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. (TF)

EM 2015 HOMENAGEADO

Autoridades e militares receberam a Medalha Coronel Liberato de Carvalho, em evento realizado na Vila Militar (Dendezeiros), em Salvador,em 2015. O objetivo foi comemorar os 80 anos da Academia da Polícia Militar e prestigiar pessoas que trabalharam em prol do fortalecimento e da ampliação desta unidade de ensino.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, foi um dos agraciados e também exerceu o papel de paraninfo na hora da entrega das medalhas para oficiais e praças. "Incentivo a capacitação das polícias, pois este é um dos passos mais importantes na formação do servidor da área de segurança", ressaltou Barbosa.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi quando o secretário entregou a medalha ao coronel PM reformado João Damasceno Mansur. Com 84 anos e ajuda das filhas para se locomover, foi o mais velho agraciado, no evento. Criada em 1935, pelo então comandante-geral da PM, coronel Liberato de Carvalho, a academia atualmente é dirigida pelo coronel Roberto Guimarães.