Salvador

Estudantes realizam exposição sobre saúde e bem-estar em Itapuã

A Exposaúde atraiu a vizinhança e levou muitos familiares de estudantes para a escola
Ascom Educacao , Salvador | 23/08/2017 às 18:22
Feira de Saúde no Colégio Rotary
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: center; line-height: 22.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none}

As portas do Colégio Rotary, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, foram abertas para a comunidade do entorno, nesta quarta-feira (23), para a  7ª edição do projeto Exposaúde, que envolve todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional. As salas de aula foram transformadas em grandes estandes para a apresentação dos projetos sobre questões relacionadas à saúde e ao bem-estar da população.

 

Para cada ambiente, os estudantes prepararam uma surpresa e muito conhecimento. Os colegas, os visitantes e os familiares que foram prestigiar, receberam explicações sobre doenças sexualmente transmissíveis, doenças autoimunes, câncer, viroses, métodos contraceptivos, primeiros socorros e alimentação saudável. Na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, o público também foi orientado sobre o impacto da poluição e do uso de aparelhos, como os celulares, na saúde. A atividade envolveu, ainda, a prestação de serviços odontológicos e nutricionais devido a uma parceria com a Fundação José Silveira e o Rotary Club da Bahia.

 

A coordenadora da Exposaúde, Selma Cristina Lira, falou sobre a importância da iniciativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Hoje é a grande culminância de todo um processo de pesquisas que eles fizeram durante esses dois meses de projeto com oficinas realizadas na escola e visitas a associações e instituições, bem como da participação de palestras com profissionais especializados”, explica a coordenadora do projeto, Selma Cristina Lira.

 

A equipe do estudante Cláudio Santos Júnior, 17 anos, socializou o aprendizado sobre o câncer. “Estamos apresentando sobre os tipos de câncer, suas causas, diagnóstico, tratamento e prevenções. Mas o que mais estamos enfatizando são os principais fatores de risco para o câncer, como a má alimentação, o tabagismo, o alcoolismo e a falta de exercícios físicos. Já os sintomas não são específicos, depende de cada tipo de câncer e os casos que são mais constatados são o câncer de próstata e o de mama nas mulheres”, relata o estudante.

 

A Exposaúde atraiu a vizinhança e levou muitos familiares de estudantes para a escola. Foi o caso de dona Cristina Lopes, mãe do estudante Cláudio Júnior, que assistiu à apresentação do filho. “Fiquei emocionada em ver meu filho se apresentando. Acompanhei o processo de pesquisa, a preparação e os ensaios deles para hoje. É uma grande iniciativa do colégio falar sobre saúde.  Estão todos de parabéns”, comemorou.

 

Para falar sobre o tema “Violência Sexual”, a turma de Brenda Carvalho, 18 anos, propôs uma roda de conversa. A sala foi transformada em um ambiente acolhedor com almofadas, tapetes e colchonetes espalhados pelo chão. “Pensamos em criar um lugar aconchegante para tratar de um tema tão pesado de uma forma leve”, afirmou Brenda. A estudante do 1º ano, Rafaela Macedo, 17, participou da roda de conversa e elogiou a iniciativa dos colegas. “Eu achei a palestra construtiva e muito informativa. Os jovens deveriam ter mais contato com esse tipo de informação, saber que a violência pode ser verbal, moral, psicológica e não apenas física ou sexual. A forma como o assunto foi tratado aqui foi bem explicativo. Eles arrasaram”, parabenizou.

 

Outros grupos abordaram doenças como anorexia, bulimia e diabetes. A estudante Clara Elis de Jesus, 18 anos, mostrou como uma boa alimentação influencia na qualidade de vida das pessoas. “A intenção da nossa apresentação é mostrar que uma dieta balanceada e uma conscientização sobre uma boa alimentação não é só para quem está acima do peso ou com as doenças que estamos abordando, mas o que devemos fazer para ter uma vida saudável”, enfatiza Clara.