Salvador

PREFEITURA lança plano para Centro Histórico onde floresce horta na Sé

Vamos torcer para que esse projeto da PMS seja verdadeiro, pois, o CH estáabandonado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/08/2017 às 11:31
Pilares da Sé Primacial foram pichados e a FGM não vê
Foto: BJA
A região do Centro Histórico de Salvador é o mais novo alvo do programa Salvador 360, cujo quarto eixo foi lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no Fera Palace Hotel, na Rua Chile. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto, acompanhado dos secretários Guilherme Bellintani (Desenvolvimento e Turismo), Cláudio Tinoco (Cultura e Turismo), Paulo Souto (Fazenda), Luiz Carreira (Casa Civil) e João Roma (Gabinete), além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. Estiveram presentes na ocasião vereadores, empresários, comerciantes, representantes de associações, moradores e imprensa.
 
Com investimento inicial de R$200 milhões para os próximos quatro anos, serão realizadas 40 ações distribuídas em oito eixos: Incentivos, Intervenções Urbanas, Equipamentos Estruturantes, Mobilidade, Habitação, Regulamentações, Cultura e Gestão. A intenção é impulsionar investimentos, infraestrutura, ocupação de espaços e, principalmente, a geração de emprego e renda no coração da cidade.
  
Dentre as principais ações está a requalificação de equipamentos e locais importantes da região, como a Avenida Sete e as praças Castro Alves, Terreiro de Jesus, Cairu e Marechal Deodoro, além dos terminais da Barroquinha e Aquidabã. O conjunto de iniciativas também prevê a implantação dos museus da Música e da História de Salvador, no Comércio, assim como a Casa do Carnaval, na Praça da Sé, no prédio do antigo 18º Batalhão da Polícia Militar, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves.
 
Também haverá incentivo fiscal para interessados em ocupar imóveis degradados ou em desuso, por meio do programa Revitalizar. Estão na lista ainda a implantação de cerca de mil unidades habitacionais para moradia e de um modelo próprio municipal de governança para a região.
 
O programa Salvador 360 é o maior programa de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda na cidade. Dos oito eixos previstos, já haviam sido lançados o Simplifica, o Negócios e o Investe. Os próximos serão o Cidade Inteligente, Cidade Criativa, Cidade Sustentável e Inclusão Econômica.