Salvador

Guardas Municipais reforçam segurança na Câmara de Vereadores

O prefeito ACM Neto decidiu disponibilizar os agentes para auxiliar na segurança patrimonial da Casa
Secom Salvador , Salvador | 22/08/2017 às 18:58
Guardas Municipais reforçam segurança na Câmara de Vereadores
Foto: Jefferson Peixoto
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000; min-height: 10.0px} span.s1 {font-kerning: none}

Nove Guardas Civis Municipais (GCM) foram mobilizados para reforçar a segurança na Câmara de Vereadores. O prefeito ACM Neto decidiu disponibilizar os agentes para auxiliar na segurança patrimonial da Casa, em caráter emergencial, após a redução dos policiais militares que realizavam o serviço anteriormente. Vale lembrar que a Guarda não cumpre o mesmo papel de polícia, como o de efetuar diretamente prisões ou conter atos orquestrados que causem insegurança. 

A solicitação partiu do presidente da Câmara, Leo Prates. Atualmente, apenas seis policiais fazem a segurança do Legislativo municipal, número que antes era de 16. Os guardas atuam de 8h às 18h, em atividade ordinária, e quando houver eventos à noite. 

De acordo com o o comando da Guarda, o planejamento das atividades é de curto prazo, podendo evoluir a depender da resolução do caso sobre o retorno dos policiais militares. Os nove agentes estão dispostos em quatro pontos: entrada, Centro de Cultura, Edifício Bahia Center – onde ficam gabinetes de vereadores – e no Memorial da Câmara. Os guardas atuam na preservação do patrimônio e orientação ao público, prestando apoio à segurança dos espaços.