sexta-feira, 21 de julho de 2017
Salvador

Ação leva serviços para 1,2 mil pessoas no bairro de Pau da Lima

Com informações da Secom PMS
Da Redação , Salvador | 15/07/2017 às 18:00
Ação social
Foto: Jefferson Peixoto
 

O relógio já se aproximava das 6h deste sábado (15) quando a auxiliar administrativa Jamile de Oliveira, de 31 anos, chegou à fila na Rua Pastor José Guilherme Moraes, em Pau da Lima, então repleta de pessoas do bairro e de localidades vizinhas – São Marcos, São Rafael, Colina Azul, Mata dos Oitis, Vale dos Lagos, entre outras. A população aproveitou o mutirão para garantir a senha de acesso aos cerca de 20 serviços ofertados pela Prefeitura, por meio da Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro, com mais uma edição do Gabinete da Prefeitura em Ação, que recebeu cerca de 1,2 mil pessoas ao longo da manhã.

“Fiquei desempregada recentemente e estou com dois filhos para cuidar: um menino de 7 anos e uma bebê de 2 meses. Então, devido à necessidade de criar minhas crianças precisei me cadastrar no programa Bolsa Família, para garantir pelo menos o sustento da casa”, explica Jamile.

Com novo formato, agora utilizando um espaço específico nas comunidades para oferecer serviços de amparo social, saúde, assistência jurídica, lazer e demais ações de órgãos municipais e entidades parceiras, como o Ministério Público, o Parque Social e a Coelba, a iniciativa ocupou, durante toda a manhã, o espaço Axé Colina Azul, nas imediações do supermercado Maxxi.

Aliás, crianças, mulheres e idosos formavam a maioria do público concentrado no espaço Axé. É o caso da funcionária pública Maria de Fátima Leão, moradora de Pau da Lima e que aproveitou a oportunidade para marcar consultas médicas. “Tinha uma quantidade imensa de exames em atraso e hoje pude resolver tudo perto de casa. Durante a semana não tenho muito tempo e aqui, num instante, resolvi meus problemas em pouco tempo”, comemora.

Ações - A atividade teve início às 8h e, em formato de mutirão, contou com atendimentos da Coelba, INSS, cadastro do Cartão SUS, Primeiro Passo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, SIMM, para consultas de vagas e emprego; Codecon; Balcão de Justiça; saúde bucal, aferição de pressão e glicemia; avaliação da caderneta de vacinação; encaminhamento para consultas e odontologia, pediatria, clínico geral; dermatologista, ginecologista e nutricionista; escolinha de trânsito da Transalvador; Guarda Municipal; unidade móvel da caravana Seja Digital, que promove o agendamento de recebimento do conversor digital de TV, Defesa Civil e o projeto Ruas de Lazer, que leva atividades lúdicas e esportes para as crianças das comunidades atendidas pelo GPA.

No total, foram distribuídas cerca de 50 senhas por atividades, sendo que para as especialidades de saúde 825 fichas foram disponibilizadas. “Esse trabalho já atende a centenas de pessoas diariamente nas unidades da Prefeitura-Bairro. Mas, com essa atividade concentrada pudemos, em uma só manhã, atender a uma demanda ainda maior, abraçando o pessoal de Pau da Lima, Vila Canária, Sete de Abril e toda a circunvizinhança. Logo no início da manhã, percebemos que precisaríamos ampliar o número de fichas de inscrição para não deixar ninguém sem atendimento”, informou o gerente da região, Jean Sacramento.