Salvador

468 ANOS DE SALVADOR: PMS entrega etapa de encosta em Barro Branco

Com informações da Secom SSA
Da Redação , Salvador | 29/03/2017 às 15:37
Obra inaugurada hoje
Foto:
 A primeira etapa da contenção da encosta do Barro Branco foi entregue nesta quarta-feira (29), dia do aniversário de 468 anos de Salvador, pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo, acompanhados de autoridades e populares. Além disso, os moradores tiveram mais um motivo para comemorar: a assinatura da ordem de serviço para início das obras da segunda etapa da encosta, assim como o anúncio da terraplanagem para a construção do conjunto habitacional a ser implantado na localidade.
 
O prefeito frisou que a primeira etapa corresponde a 70% de toda a obra de contenção de encosta no Barro Branco e relembrou a tragédia ocorrida em 2015, quando 11 pessoas faleceram na comunidade após deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas naquele ano. “Foi um compromisso da Prefeitura a realização dessa contenção. Estamos investindo aqui quase R$9 milhões no total com recursos próprios, pois se esperássemos recursos externos ela não estaria acontecendo. Agora é dado o segundo passo que não é apenas o complemento dessa contenção, mas também o início das obras do conjunto habitacional com a terraplagem. Vamos garantir que as famílias que tiveram que sair daqui possam voltar a morar aqui com mais segurança, conforto e qualidade de vida”, complementou ACM Neto.
 
Intervenção – Realizadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as intervenções da primeira etapa da encosta do Barro Branco englobaram a contenção de 1.682m² utilizando a técnica de cortina atirantada, dividida em duas partes: principal e complementar. A cortina principal possui 156m de extensão, 10m de altura e 0,25m de espessura. Já as cortinas complementares possuem um total de 75m de extensão, três metros de altura e 0,25m de espessura.
 
A execução da cortina atirantada envolveu escavação, perfuração do solo, introdução dos tirantes e telas metálicas, injeção de calda de cimento, concretagem e protensão (aumento da resistência do concreto) dos tirantes. Ao todo, foram 4.175m de tirantes e 590m³ de concreto. Na área restante, de 4,5 mil m², foi feito o retaludamento e execução de hidrossemeadura para proteção do terreno.