Salvador

Mosteiro de São Bento coloca à venda a coleção do Livro do Tombo

São 6 volumes e custa R$300,00
Cia Comunicação , Salvador | 30/08/2016 às 10:55
Preciosidades históricas
Foto: DIV
A partir de agora, qualquer pessoa poderá ter em mãos preciosos documentos que revelam três séculos da história da Bahia e do Brasil. Trata-se da Coleção de Livros do Tombo, recentemente lançada pelo Mosteiro de São Bento após um trabalho de transcrição que levou dez anos e envolveu uma equipe de 37 profissionais, sob patrocínio da Petrobras.

 A obra, integrada por seis volumes, encontra-se à venda, ao preço de R$300,00, na lojinha do próprio Mosteiro, no Centro de Salvador.
 
Reconhecida pela Unesco como “Memória do Mundo”, a coleção reúne documentos importantes do Brasil Colônia ao Brasil Império, incluindo  testamentos, cartas de sesmarias, doações relacionados a personagens como Caramuru, Catarina Paraguaçu, Garcia D’Avila e Duarte Coelho. A coordenação da pesquisa e transcrição dos livros originais, guardados desde o século XVI pelo Mosteiro, foi realizada pela filóloga Alícia Lose Duhá e o monge beneditino Dom Gregório Paixão. O trabalho gráfico-editorial ficou a cargo da Yayá Comunicação.