Salvador

Detran recebe estudantes do Calafate para atividades recreativas

Detran-Ba recebeu as crianças para atividades recreativas no Centro Interativo
DETRAN-BA , Salvador | 27/03/2015 às 14:20
Detran recebe escola municipal do Calafate
Foto: DETRAN-BA

Alunos da Escola Municipal do Calafate, localizada em uma comunidade que enfrenta problemas sociais e a violência, tiveram hoje (27) uma sexta-feira diferente. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) recebeu as crianças para atividades recreativas no Centro Interativo. A escola vem priorizando ações que incentivem a valorização da educação e enxergou na parceria com o Detran, uma forma de tornar os alunos agentes multiplicadores da segurança e da paz, no trânsito.

Para o vice-diretor da escola, Luciano Andrade, “a educação no trânsito significa preservação da vida, onde as crianças aprendem o que é cidadania. Acredito que essas atividades façam com que eles despertem para outras questões e não foquem nos problemas do bairro onde vivem. Lidar com a violência é difícil, mas acreditamos que só a educação pode transformar”.

A aluna Francielle Souza França, 7 anos, falou da experiência de dirigir um carrinho na minipista. “Gostei de tudo que fiz hoje. Aprendi muita coisa importante, como os sinais de trânsito, como atravessar na faixa de pedestre e a respeitar as pessoas”, disse animada. Após as atividades, o Detran encaminha para a direção da escola um questionário avaliativo da ação educativa, para fazer um diagnóstico sobre o grau de satisfação da instituição. “É importante ter um retorno da escola e saber em que ponto estamos acertando e como podemos melhorar ainda mais. O nosso objetivo é transformar essas crianças em cidadãos responsáveis, capazes de lidar com situações diversas que venham a acontecer futuramente”, afirmou a educadora do órgão, Izabel Tavares.

Além da minipista, os estudantes brincaram na grande maquete que representa o trânsito de Salvador, como se fossem os condutores dos veículos guiados por controle remoto; foram agentes de trânsito, multando aqueles que cometeram infrações, assistiram a vídeos e tiveram aulas expositivas sobre os sinais de trânsito e comportamento nas vias. No final das atividades, eles ganharam lanche e uma revista explicativa com tudo que foi ensinado.

As atividades no Centro Interativo do Detran serão contínuas, acontecendo sempre de terça à sexta-feira, no turno matutino, com as escolas da rede municipal de ensino da capital.