Salvador

ARQUIDIOCESE divulga programação da Semana Santa em Salvador

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/03/2015 às 17:52
Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil
Foto: DIV
   A Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil divulgou hoje a programação da Semana Santa com mensagem do arcebispo, dom Murilo Krieger:

   O ponto alto da ação salvadora de Jesus aconteceu na semana que passamos a chamar de “santa”. Nela somos convidados a nos unir a Jesus - isto é, a nos ofertar com Ele ao Pai pela salvação do mundo. Nela somos convidados, também, a olhar o Pai com o olhar do Filho; a olhar os irmãos com o olhar do Salvador; a abraçar a nossa cruz com o amor com que Jesus abraçou a sua. Se há um lugar que deve viver santamente esta Semana, este lugar é o nosso - a cidade que leva em si mesma o nome do Salvador; a Arquidiocese que tem o seu nome; os arquidiocesanos que, mesmo não tendo nascido nela, por morarem nela bem merecem o nome de “soteropolitanos” - palavra que tem sua origem na língua grega, e que nos remete ao Salvador.
A todos os que vão participar da “Semana Santa do Salvador”, minha unidade, minha bênção e minha prece.

Programação Litúrgica da Catedral e do Centro Histórico

29/03 – Domingo de Ramos 
A celebração terá início às 8h, no Campo Grande, e a procissão vai até a Praça Castro Alves. 

01/04 - Quarta-feira Santa 
19h, presidida por Dom Murilo Krieger, scj.

Procissão do Encontro. A imagem do Senhor dos Passos sairá da igreja da Ajuda, às 13h, e percorrerá o Centro Histórico para encontrar a imagem de Nossa Senhora das Dores na igreja de São Domingos.

Dia 02/04 – Quinta-feira Santa 
Missa da Instituição da Eucaristia com a bênção dos Santos Óleos e a renovação das Promessas Sacerdotais às 8h30, na Catedral Basílica. Já a celebração da Ceia do Senhor e do Lava-Pés, ocorre às19h, também na Catedral.

Dia 03/04 - Sexta-feira Santa
Liturgia da Paixão, às 15h, na igreja do Carmo. A partir das 16h sairá uma procissão do Largo de Santo Antônio (Barbalho), que seguirá até a igreja do Carmo (onde Dom Murilo estará presidindo a Celebração). Ao final da Celebração, haverá a encenação da crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida sairá a procissão do Senhor Morto, passando pelas ruas do Centro Histórico até a Catedral.

Dia 04/04 - Sábado Santo
Vigília Pascal, na Catedral Basílica, às 19h, presidida por Dom Murilo Krieger, scj.

Dia 05/04 - Domingo da Ressurreição 
Missa da Ressurreição do Senhor, às 10h, com celebração presidida por Dom Murilo Krieger, scj, na Catedral Basílica.

Programação Cultural 
De 29 de março a 2 de abril
Show do padre Fábio de Melo, no dia 29 de março, na praça Castro Alves, às 19h;

Universidade Católica do Salvador (Campus Lapa) - Exposição: “Hoje devo ficar em tua casa: Eucaristia, a graça de um encontro imprevisível” 
Endereço: Avenida Joana Angélica, 362 – Nazaré
Tel.: (71) 3324-7711
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 22h;

Instituto Feminino da Bahia - Exposição: “Maria de todos os nomes” 
Endereço: Rua Monsenhor Flaviano, 02 – Politeama 
Tel.: (71) 3329-5522 / 3329-5520
Funcionamento: segunda, das 14h às 17h; terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h;
Memorial Ir. Dulce – Exposição de altares populares: “Meio ambiente agradece, o sagrado abençoa”. 
Endereço: Avenida Bonfim, 161 - Largo de Roma
Tel.: (71) 3312-1212
Funcionamento: terça a sábado das 10h às 17h; domingo das 10h às 15h;
Museu da Misericórdia - Exposição de painéis: “Os Sete Passos da Paixão”, de 1786 (Sala José Joaquim da Rocha) 
Endereço: Rua da Misericórdia, 6 - Praça da Sé
Tel.: (71) 3322-7666
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 17h; domingo, das 9h às 13h;

Faculdade São Bento – Exposição: “Oratória do Serviço: Excertos de Dom Timóteo Amoroso Anastácio”
Endereço: Largo de São Bento, 1 – Centro
Tel.: (71) 3322-4746
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 17h;

Museu Abelardo Rodrigues – Exposição: “Coleção de Esculturas da Paixão (séc. XVIII e XIX)”
Endereço: Rua Gregório de Matos, 45 - Pelourinho
Tel.:  (71) 3116- 6743
Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 17h;

Museu da Ordem Terceira do Carmo: Exposição: “Casa dos Santos - Imagens da Paixão e Morte de Cristo (séc. XVIII – XIX)”
Endereço: Largo do Carmo, s/nº – Santo Antônio 
Tel.: (71) 3326-9432
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 15h;

Museu de Arte Sacra da Bahia – Exposição permanente: “Peças da Paixão e Morte de Cristo (séc. XVIII e XIX)” - Sala Manoel Inácio da Costa
Endereço: Rua do Sodré, 276 - Ladeira de Santa Tereza – Dois de Julho 
Tel.: (71) 3243-6511
Funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 17h30;
Centro Cultural dos Capuchinhos – Exposição: “Paixão e Dor”, crucifixos particulares dos séculos XVII – XIX
Endereço: Avenida Joana Angélica – Praça da Piedade
Tel.: (71) 3329-2388. 
Funcionamento: segunda a sábado, das 14h às 19h;

Barroco na Bahia - Apresentação “Vigília da Semana Musical”, na Sala Dom Lucas Moreira Neves, no Barroco da Bahia, dia 31 de março, às 19h (entrada franca)
 Endereço: Rua Jogo do Carneiro, 75 - Nazaré
 Tel.: (71) 3241-6031.
Realização:
Arquidiocese de Salvador, Pastoral de Comunicação (Pascom), Pastoral do Turismo (Pastur), Pastoral Universitária (PU), Pastoral da Cultura (Pascult)

PARA AJUDAR:

Semana Santa: celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa com a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, e termina no Domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos: O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa. É o dia em que se celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. O Domingo de Ramos é chamado assim porque, quando Jesus entrou em Jerusalém, as pessoas pegaram palmeiras para aclamá-lo. Neste dia, a Igreja relembra este momento e os fiéis realizam procissões, também com palmeiras nas mãos.

Por que usamos os ramos na Celebração que abre a Semana Santa? O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Neste dia, relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias"... E assim, Jesus entrou triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor", nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: “‘Jesus Cristo é o Senhor’, para a glória de Deus Pai” (Fl 2, 11).

Coleta da Solidariedade: Com o objetivo de despertar o espírito de caridade, partilha, fraternidade e de amor ao próximo, a Igreja no Brasil realiza no Domingo de Ramos – este ano dia 29 de março – um gesto concreto: a Coleta da Solidariedade, que é parte integrante passos de Jesus até o Calvário, onde aconteceu a crucificação. É o único dia do ano em que não acontece Missa. A celebração é marcada, ainda, pela adoração da Cruz. A Igreja pede que neste dia os fiéis abstenham-se de carne vermelha. Os altares continuam desnudos, sem velas, sem toalhas e sem flores. A cor litúrgica é a vermelha, que simboliza o sangue dos mártires.
Via-Sacra: A palavra Via-Sacra vem do latim Via crucis, que significa “caminho da cruz”. É uma forma de devoção, onde os cristãos se colocam à disposição de viver mentalmente, através da oração, o sofrimento de Cristo, recordando os passos desde o tribunal de Pilatos até o Calvário. As orações estão divididas em 14 estações que recordam o caminho que Cristo fez até ser crucificado. Acontece na Sexta-feira da Paixão.

combate à gula, a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza. São exercícios que, se feitos com seriedade, têm a capacidade de arrancar o cristão católico das garras do relativismo que domina o mundo atualmente.